DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Temperatura pode chegar aos 38ºC nesta terça-feira; tendência é que calorão persista até o fim de semana


Esta terça-feira, dia 14, promete ser mais um daqueles de calor intenso em Valinhos. A cidade deve registrar temperaturas entre 24 e 38ºC, com umidade relativa do ar mínima que deve ficar em aproximadamente 20%, segundo dados do Cepagri/Unicamp. Para Valinhos a previsão é que as temperaturas cheguem até os 37ºC até o próximo sábado (18).

E todo esse calorão refletiu, diretamente, no aumento do índice de consumo de água tratada na cidade. Dados do Departamento de Operação, do DAEV, indicam que hoje (14) o dia já iniciou com o uso bem elevado de água pela população, interferindo diretamente na recuperação do nível dos reservatórios (as ‘caixas d’água’ do DAEV, que ajudam a dar estabilidade ao sistema público de distribuição e abastecimento).  

Como medidas preventivas, o DAEV reforçou o monitoramento de telemetria, verificando variáveis (vazão de saída) e capacidade de adução. Também tem feito manobras dentro do próprio sistema, para balanceamento e pressurização uniforme do abastecimento.

Diante do aumento do consumo, o DAEV relembra pontos importantes à população: faça o uso consciente da água tratada e a priorize para atividades realmente essenciais de seu dia a dia, não utilizando o recurso tratado para lavagem de quintal e calçadas, por exemplo.

Situação das represas municipais

Valinhos segue na bandeira azul do Plano Municipal de Enfrentamento à Crise Hídrica, com 96,20% do nível de reservação nas represas municipais. No Rio Atibaia a captação segue normalmente, com vazão de 13,43m³/s. Já o Sistema Cantareira atingiu 73,50% de sua capacidade e segue na faixa normal de operação.

Sem previsão de chuvas para os próximos dias, o índice pluviométrico acumulado em Valinhos é de 27,40mm, correspondente a 18,10% da média esperada ao mês (que é de 151,72mm).

O IPMet/Unesp também divulgou que a massa de ar quente e seco continuará a predominar sobre o estado de São Paulo, mantendo as condições de céu claro a poucas nuvens e sem chuva na maior parte do período. O Inmet também atualizou a intensidade do alerta de onda de calor na Região Metropolitana de Campinas (RMC) para ‘grande perigo’, estendendo o aviso até às 23h59 de sexta-feira (17).

Ainda de acordo com o Departamento de Operação, a linha de tendência de consumo aponta que situações pontuais de baixa pressão ou desabastecimento podem acontecer no decorrer do dia. Até a normalização do nível dos reservatórios de água tratada, podem ser afetados o Jardim Nova Palmares, Bom Retiro, Jardim União, Jardim Figueiras, San Marino, Maison Blanche, parte baixa do São Cristóvão, Jardim Lorena, Fiorela, Santa Cecília, Jardim Florence, Ponte Alta, Vila Papelão, Nova Era, Ortizes, Jardim São Pedro, Jardim Palmares, Figueiras, Di Napoli, Flor da Serra e São Luiz.

Atualizações da linha de tendência ou novas situações, que por ventura possam ocorrer em virtude de situações externas, tais como piscas de energia elétrica ou outros, também serão informadas pelo DAEV.

Compartilhe: