DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Ação começou pelo Parque Valinhos; Country Club e Vale Verde também passarão por avaliação nesta semana

Hidrômetro com ponto de monitoramento de pressão no Parque Valinhos

Nesta segunda-feira, dia 5, tiveram início em Valinhos as atividades para revisão do Plano Diretor de Combate às Perdas de Água. A primeira ação está em andamento no Parque Valinhos, com estudo de monitoramento de pressão da rede de distribuição de água tratada. Os serviços têm sido coordenados pelo Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), por meio da Divisão de Micromedição.

Para a realização dos trabalhos no dia de hoje (5), o fornecimento de água teve que ser interrompido próximo às 9h30 aos imóveis abastecidos pelo reservatório do Parque Valinhos. A regularização do abastecimento está prevista para ocorrer a partir das 14 horas desta segunda-feira.

Já na terça-feira, dia 6, passará pelo mesmo procedimento o bairro Country Club, enquanto que na quarta-feira, dia 7, será a vez do Vale Verde receber o estudo de monitoramento da rede de distribuição de água tratada. Nas datas o fornecimento ficará interrompido aos imóveis das localidades entre às 9 e 14 horas.

As três áreas que passam pelos estudos nesta semana são abastecidas por sistemas isolados, ou seja, por poços. Posterior, essa mesma avaliação será realizada nas áreas atendidas pelas Estações de Tratamento de Água (ETA) I e II. Atualmente, o sistema de abastecimento de água de Valinhos atende 98,78% da população urbana. Considerando a área rural, o índice de atendimento é de 94% da população.

A revisão

O Plano Diretor de Combate às Perdas de Valinhos está vigente desde 2015, com enfoque no combate de perdas físicas (a água que efetivamente não chega ao consumo) e perdas não físicas (a água consumida que não é medida). A revisão tem sido feita por empresa terceirizada, contratada por meio da Tomada de Preços nº 12/2022 e do convênio nº 155/2022, firmado entre o DAEV e o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).

Entre os trabalhos contidos na revisão do plano estão a atualização do cadastro técnico das redes de adução e distribuição; a revisão dos projetos de setorização; os estudos de setorização das redes de distribuição e elaboração de modelagem hidráulica; o gerenciamento de pressões; definição dos parâmetros de vazão e pressão; a revisão e melhoria de macromedição e automação de vazão dos níveis dos reservatórios e o diagnóstico do estado das tubulações.

Com as ações de combate às perdas, o DAEV consegue diminuir os custos de produção de água, com a redução do consumo de energia elétrica e de produtos químicos, por exemplo. Além disso, também consegue otimizar as instalações existentes para aumentar a oferta de água, sem a necessidade de expandir o sistema produtor, melhorando a eficiência dos serviços prestados.

Compartilhe: