DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Ação será desenvolvida por meio de cooperação técnica com a CPFL e objetiva conferir mais efetividade elétrica às atividades da autarquia

Materiais que chegaram para início do projeto (Crédito da foto: Márcio Arantes)

O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) começou a receber os materiais provenientes do termo de cooperação técnica com a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL). A entrega das placas fotovoltaicas e dos acessórios começaram na última quinta-feira (21) e marcam oficialmente o início de execução do projeto, que visa garantir mais eficiência energética nas instalações do sistema de motrizes e de novas usinas fotovoltaicas.

A ação é resultado direto do empenho do time técnico do DAEV, que teve seu projeto aprovado dentro da chamada pública do Programa de Eficiência Energética (PEE), da CPFL. “E é uma iniciativa importantíssima à autarquia, sobretudo dentro da realidade vivenciada no Brasil atualmente, com preço da energia elétrica acumulando alta de 24,97% em 2021, conforme dados divulgados pelo IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística]”, falou a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara.

O presidente da autarquia municipal, Ivair Nunes Pereira, explicou que o projeto a ser implementado deve colaborar diretamente para a redução dos custos com energia elétrica nos procedimentos do DAEV. “A energia elétrica está presente em todos os nossos processos e atualmente consome grande parte da folha de pagamento. É um dos maiores gastos que o DAEV tem. Por isso, a priorização da eficiência energética vai colaborar, diretamente, para o desenvolvimento mais sustentável de nossos trabalhos”, falou o titular do DAEV.

O investimento é de aproximadamente R$ 1,6 milhão por meio Termo de Cooperação Técnica já assinado entre companhia e a autarquia municipal. A contrapartida do DAEV, dentro do programa da CPFL, compreende parte da automação da telemetria da Estação de Tratamento de Água (ETA) I e da Chácaras Silvânia, no reservatório de transposição (caixa de passagem), além da captação do Rio Atibaia.  

O projeto

A iniciativa a ser agora implementada pelo DAEV foi aprovada dentro da chamada pública de projetos do Programa de Eficiência Energética (PEE), da CPFL. Os recursos da parceria terão aplicação direcionada à efetivação do projeto em oito Unidades de Consumo (UCs) de energia. “Será essencial para a modernização dos ativos e para a consequente redução de gastos com manutenção de nossos equipamentos”, falou o engenheiro Márcio Arantes de Andrade, diretor da divisão de micromedição e que integrou a equipe técnica de desenvolvimento.

Dentro da ação estão previstas a substituição de oito motores para novos com índice de rendimento 4. “São motores que apresentam alto desempenho e consequente redução dos custos operacionais, além de manutenção simplificada e economia de energia. Também haverá a melhoria de controle de uso dos equipamentos e, ainda, a instalação de três novas usinas fotovoltaicas nas unidades R10, Chácaras Silvânia e ETA II”, explicou o engenheiro de produção, Gabriel Batista Fonseca, que também integra a equipe de desenvolvimento do projeto.

O PEE é executado pela CPFL e é regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Visa promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia, por meio de projetos que demonstram a importância e a viabilidade econômica de melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia.

Para implementação e operação do projeto o DAEV conta, em todas, com as orientações técnicas da CPFL na parte energética.

Compartilhe: