DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos


Muitas pessoas se esquecem de manter o cadastro atualizado no Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV). E isso pode gerar situações desnecessárias para o cidadão, seja para os que acabaram de se mudar para a cidade ou de vender, comprar ou alugar um imóvel no município.

A troca ou atualização de titularidade ou a atualização cadastral no DAEV devem ser feitas sempre que houver a mudança de responsável pelo imóvel que tenha ligação de água e/ou esgoto da rede pública, seja ele proprietário ou inquilino.

Aproveite e veja três ótimos motivos para manter o cadastro do responsável pelo imóvel atualizado no DAEV:

1) Acesso à Agência Virtual

Há cidadãos que não conseguem acessar os serviços da Agência Virtual porque estão com seu cadastro desatualizado. Isso porque o número da conta de água e/ou esgotos e serviços fica vinculada ao CPF ou CNPJ do titular cadastrado no sistema do DAEV.

Com o cadastro atualizado é possível ter acesso a vários serviços digitais disponibilizados por meio da Agência Virtual, tais como a obtenção da 2ª via da conta de água, consulta dos dados cadastrais, da fatura (incluindo as que estão em aberto, relação dos pagamentos efetuados e histórico de consumo), além de informações relativas às faixas e categorias de consumo vigentes.

2) Evitar a cobrança de débitos que seriam de outra pessoa

É muito mais comum do que se pensa: muitas pessoas locam, vendem ou emprestam seus imóveis (na forma de comodato), mas se esquecem de avisar o DAEV quem será a pessoa (física ou jurídica) responsável pelo pagamento da fatura dos serviços de água e/ou esgoto.

E esse ‘esquecimento’ pode ocasionar situações de cobrança de débitos, caso a pessoa que esteja usando o serviço de água e/ou esgoto deixe de pagar a fatura quando sai do imóvel, por exemplo. Aí o que deixou de ser pago pelo inquilino será cobrado do proprietário do imóvel.  

Por isso, é estritamente importante observar que o locador deve colocar a titularidade da conta no nome do locatário, não permitindo que permaneça no nome do locador ou de terceiros. Fazendo isso, caso o inquilino deixe de pagar a fatura de água e/ou esgoto e serviços, você poderá solicitar que a titulação de débito seja feita a ele.  

3) Parcelamentos e refaturamentos

Sem o cadastro atualizado ou alteração de titularidade também não é possível solicitar a revisão e/ou o refaturamento das tarifas de água e esgotos com excesso de consumo apurado no mês, decorrentes de vazamentos; ou reparcelar as acumuladas em razão da situação financeira do titular da conta, incluindo as decorrentes da supressão do fornecimento de água e da coleta de esgotos.

Mantenha seu cadastro atualizado

Para que você saiba o que é necessário para se fazer a mudança do nome da pessoa responsável pela ligação de água e/ou esgoto em determinado imóvel, basta acessar à Carta de Serviços da atualização de titularidade.

Contudo, se apenas precisar fazer a atualização cadastral, sem a necessidade de se mudar o CPF ou CNPJ do responsável, a correção ou a inclusão de dados cadastrais pode ser feita entrando em contato com a Central de Atendimento DAEV, no telefone 0-8000-13-3839.

Compartilhe: