DAEV S.A.

Evento reuniu 77 colaboradores em dois períodos e contou com especialistas que destacaram cuidados, mitos e a importância da rede de apoio

Servidores durante palestra na parte da tarde

O DAEV S.A. realizou nesta quarta-feira (1º), no auditório do DOM (Almoxarifado), uma palestra especial sobre “A importância do autocuidado para a saúde mental”, reunindo 77 servidores de diferentes áreas em dois períodos, manhã e tarde.

A iniciativa foi um pedido do diretor-presidente do DAEV, Luiz Mayr Neto, e da diretora administrativa-financeira, Gisele Angélica Baiochi Cardoso, à equipe da Gerência Administrativa Comercial, por meio da Coordenadoria de Recursos Humanos e Assistência Social, com o objetivo de ampliar o conhecimento e estimular práticas de cuidado com a saúde mental no ambiente de trabalho e na vida pessoal.

“A colaboradora Daiana Cristina Oliveira Rosa Lemos, nossa assistente social no DAEV, viabilizou a realização das palestras por meio de contato com o secretário adjunto da Saúde, André Vansan Silva”, explicou Gisele.

Daiana também destacou a relevância da iniciativa, lembrando que, desde o seu primeiro dia na empresa pública, recebeu do presidente a missão de contribuir para o bem-estar dos funcionários. “Sempre ouvi que o DAEV é uma família, e é com esse espírito que venho atuando: olhando para a integralidade de cada colaborador, não apenas para a presença física no trabalho, mas também para o bem-estar emocional e mental. Nosso papel é identificar vulnerabilidades e agir de forma preventiva”, ressaltou.

O secretário adjunto de Saúde, André Vansan Silva, abordou sobre a importância da rede de apoio e afirmou que “palestras como essa são os principais meios para esclarecer sobre a saúde mental. Vocês estão com essas informações e podem transmitir aos seus familiares e amigos”.

A assistente social da Saúde, Claudia Dias Barbedo, abordou as diferentes situações que envolvem a saúde mental, como o uso de álcool e drogas, estresse pós-traumático e crises de pânico, ressaltando que existem cerca de 300 doenças relacionadas ao tema, o que evidencia a necessidade de informação e cuidado constantes.

Já a coordenadora da Saúde Mental de Valinhos, Marailza Siqueira, desmistificou os mitos que cercam o assunto e chamou atenção para a importância de observar quem está ao nosso lado. Ela também falou sobre as consequências dos problemas não tratados, que afetam não apenas os indivíduos, mas também as pessoas próximas, e reforçou a relevância de procurar ajuda profissional.

Durante o encontro, foi destacado ainda o trabalho integrado entre a área da Saúde e o setor de Recursos Humanos do DAEV, garantindo mais suporte aos servidores.

O evento marcou mais um passo no compromisso da atual gestão em promover bem-estar e qualidade de vida no ambiente de trabalho, fortalecendo a cultura de cuidado e prevenção.

Compartilhe: