DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Autarquia Municipal completa mais um ano de existência trabalhando para que a cidade não entre na bandeira vermelha; prefeita esteve no prédio central na data

Prefeita em sua ida ao prédio central do DAEV nesta sexta-feira (12)

O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) celebrou seus 52 anos de existência nesta sexta-feira, 12 de agosto de 2022, de forma diferente: sem comemorações festivas, mas com muito trabalho. A Autarquia Municipal preferiu seguir concentrando seus esforços e sua atenção no enfrentamento da estiagem deste ano, sobretudo no acompanhamento de seus mananciais internos e no término do trecho por gravidade da nova adutora do Rio Atibaia, que tem interligação programada para o próximo dia 17.

Reconhecedora de todo o trabalho da equipe técnica do DAEV, a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara, esteve no prédio central da Autarquia Municipal na manhã desta sexta-feira (12), onde fica a Estação de Tratamento de Água (ETA) II. Nesta oportunidade, a Chefe do Poder Executivo inteirou-se sobre a capacidade hídrica das represas municipais, que estão hoje com 67,20% de seu volume útil (equivalente a 305,2 milhões de litros); sobre a vazão do Rio Atibaia, que segue operando sem restrições de captação; e sobre os sistemas isolados, que têm operado com a diminuição da recuperação dos lençóis freáticos.

Ainda na ETA II, a prefeita aproveitou a oportunidade para reconhecer a dedicação e conversar com vários servidores de carreira da Autarquia Municipal. “É muito bom poder estar no DAEV na data de seu aniversário, sobretudo porque a Autarquia Municipal, ao longo desses anos, trabalha para garantir o bem-estar da população e vem crescendo e se modernizando, assim como tem contribuído diretamente para a concretização e para a prestação de serviços que garantam mais qualidade de vida à população de nossa cidade. Parabenizo todos os servidores que fazem parte dessa história e que estão extremamente focados para vencer a crise hídrica deste ano”, disse ela.

Em seu 52º ano de existência, a Autarquia Municipal segue trabalhando para a viabilização de iniciativas e de obras que permitam garantir mais capacidade hídrica à cidade, sobretudo frente a cenários hidrológicos severos; além de desenvolver projetos e ações que têm como objetivo a modernização de seus ativos e outros que permitam ampliar a capacidade de tratamento, coleta e afastamento de esgotos. “O DAEV tem recebido total apoio por parte da Prefeitura de Valinhos, por meio da gestão da Capitã Lucimara, que tem acreditado e não tem medido esforços em colaborar para que a instituição siga firme na construção e na consolidação de um dos pilares mais fundamentais para a vida em sociedade, que é o saneamento básico”, disse o presidente do DAEV, o engenheiro civil e sanitarista, Walter Gasi.

Entre as obras mais aguardadas do DAEV está a duplicação da adutora de água do Rio Atibaia, que era apenas um sonho antes de 2021 e que, neste ano, está em andamento. Dos 3.834 metros de obra entre trajeto de recalque e gravidade, 2,2 mil metros do trecho por gravidade já estão concluídos, com interligação prevista ao próximo dia 17. A obra seguirá nos 1.634 metros do trecho de recalque até dezembro de 2022 e, até a sua finalização, ajudará a abastecer Valinhos com mais 90 litros por segundo.

Também com enfoque na suficiência hídrica, o DAEV concluiu a perfuração e colocou em operação o 5º poço profundo do bairro São Bento do Recreio; tem realizado a troca da tubulação de aproximadamente 10 quilômetros das redes de cimento amianto e de ferro fundido nos bairros Jardim Pinheiros, Parque Santana e Vila Santana; e vai terminar de interligar os reservatórios dos bairros Santo Antônio, São Bento do Recreio e Jardim Imperial.

Ainda dentro da data que marca a chegada aos 52 anos da instituição, o presidente da Autarquia fez um pedido muito especial à população. “O maior presente que a população pode dar ao DAEV neste dia é fazer o uso racional da água, não lavando calçadas, ruas, quintais, veículos ou telhados e não deixando a torneira aberta sem necessidade. A água deve ser utilizada com responsabilidade, ou seja, para o que é realmente essencial, a fim de que a cidade não acione a bandeira vermelha e para que passe o período de estiagem sem racionamento”, enfatizou Gasi.

A autarquia municipal

O DAEV foi instituído por meio da Lei Municipal nº 833, de 12 de agosto de 1970. Antes de transformação em autarquia municipal, era um serviço diretamente subordinado ao prefeito municipal, especificado como "Serviços de Obras, Viação, Água e Esgotos", conforme a Lei Municipal nº 1, de 17 de fevereiro de 1955.

Com personalidade jurídica pública, atualmente o DAEV tem autonomias econômico-financeira e administrativa, estando entre suas competências o exercício de quaisquer outras atividades relacionadas com os sistemas municipais de águas e esgotos compatíveis com as leis em vigor, entre outras. Atualmente, 243 servidores integram o quadro efetivo da instituição.

Compartilhe: