DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Moradores precisam ajudar a economizar para cidade não entrar na bandeira vermelha

Crédito da foto: Freepik

O alto consumo de água – somando ao aumento da temperatura e ao atual período de estiagem – na cidade tem gerado pontos de desabastecimento e de baixa pressão de fornecimento do recurso. De acordo com o Departamento de Operação do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), nesta terça-feira, 10 de agosto, a situação tem sido identificada nas regiões do Nova Era I e II, Jardim São Pedro, Jardim Santa Eliza, Bom Retiro I e II, Ortizes, Pedra Verde e San Marino. 

O alto consumo afeta diretamente na recuperação de reservatórios e, consequentemente, na pressão de distribuição do recurso aos imóveis. Desta forma, a autarquia reforça para que os moradores façam o uso responsável da água para que haja tempo hábil à normalização dos reservatórios. 

Vigente desde o último dia 5, a bandeira atualmente adotada pelo pelo DAEV indica à população que houve a diminuição acentuada do nível ou vazão dos mananciais, com redução na captação normal, prevendo captações emergenciais e a possibilidade de o abastecimento ser comprometido. “Se cada morador não ajudar a economizar, corremos o risco de entrarmos na bandeira vermelha, na qual está previsto o programa de racionamento”, explicou o titular da autarquia, Ivair Nunes Pereira. 

Caso o munícipe identifique situação persistente em seu imóvel, deve comunicar o fato à Central de Atendimento, que atende no telefone: 0-8000-133-839 (24 horas). Ao acolhimento da manifestação, deve informar o número de matrícula (número da conta de água), nome e telefone de contato.

Compartilhe: