DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Onda de calor elevou o consumo de água tratada na cidade


Embora venha ocorrendo leve recuperação dos níveis dos reservatórios de água tratada, o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) informa que nesta quarta-feira, dia 15, o volume nos reservatórios de água tratada segue abaixo do normal, decorrente ao alto consumo registrado durante a onda de calor que atinge a região já há alguns dias. 

De acordo com o Departamento de Operação do DAEV, todos os sistemas estão operando em sua capacidade máxima de tratamento e distribuição. O DAEV também fez o reforço do monitoramento e segue implementando ações de balanceamento do sistema de abastecimento.

Neste sentido, no decorrer do dia, o Centro de Controle Operacional alerta que podem ocorrer situações pontuais de baixa pressão para as regiões abastecidas pelo reservatório Colina dos Pinheiros, que atende Moinho de Vento, Vila Dorata Residenciale, Vitta Verde, parte alta Colina dos Pinheiros e parte alta Portal do Jequitibá.

Além desta região, também pode ocorrer baixa pressão de fornecimento de água no bairro São Bento do Recreio. Neste sistema – que é composto por cinco poços profundos – além da produção normal o DAEV continua reforçando o abastecimento com caminhões-pipa.

Já no Parque Portugal, o reservatório de água tratada está com nível bem abaixo do normal. Desta forma, pode haver pontos isolados de baixa pressão em algumas horas do dia.  

No Condomínio Chácara Flora, o nível do reservatório que atende a localidade está normal. Por isso, técnicos do DAEV já estão em campo buscando identificar a causa do desabastecimento formalizado por alguns moradores do residencial. 

Linha de tendência

Com consumo muito elevado desde o início da manhã desta quarta-feira, dia 15, o Departamento de Operação alerta que a tendência é que os níveis dos reservatórios continuem operando abaixo dos praticados normalmente.

Desta forma, podem ser identificadas intermitências momentâneas no abastecimento após as 14 horas no bairro Vale Verde e Country Club. Já a partir das 18 horas, podem identificar a situação os imóveis das regiões do Bom Retiro, Pedra Verde, San Marino, Maison Blanche, Ortizes, Jardim São Pedro e Nova Era.

Consumo consciente

Diante do aumento do consumo, o DAEV relembra pontos importantes à população: faça o uso consciente da água tratada e a priorize para atividades realmente essenciais de seu dia a dia.

Atualizações da linha de tendência ou novas situações, que por ventura possam ocorrer em virtude de situações externas, tais como piscas de energia elétrica ou outros, também serão informadas pelo DAEV.

Situação das represas municipais

Valinhos segue na bandeira azul do Plano Municipal de Enfrentamento à Crise Hídrica. Dados de ontem, dia 14, indicam 96,20% do nível de reservação nas represas municipais. No Rio Atibaia a captação segue normalmente.

Sem previsão de chuvas para os próximos dias, o índice pluviométrico acumulado em Valinhos é de 27,40mm, correspondente a 18,10% da média esperada ao mês (que é de 151,72mm).

IPMet/Unesp também divulgou que a massa de ar quente e seco continuará a predominar sobre o estado de São Paulo, mantendo as condições de céu claro a poucas nuvens e sem chuva na maior parte do período. O Inmet também atualizou a intensidade do alerta de onda de calor na Região Metropolitana de Campinas (RMC) para ‘grande perigo’, estendendo o aviso até às 23h59 de sexta-feira (17).

Compartilhe: