DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Atividade é parte da revisão do Plano Diretor de Combate às Perdas de Água


O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) informa que em 21 e 23 de agosto fará testes de estanqueidade com paradas programadas do abastecimento às regiões do Santa Maria, Monte Alcino e à zona alta atendida pelo Reservatório nº 8 (R8) de água tratada.

Para que os testes possam ser feitos, as manobras serão realizadas nos períodos da manhã e da tarde, com interrupções programadas do fornecimento entre às 8 e 11 horas e entre às 13 e 15 horas.  

Os testes de estanqueidade do setor de abastecimento estão entre as atividades que fazem parte da revisão do Plano Diretor de Combate às Perdas de Água. São essenciais para monitoramento da pressão da rede de distribuição de água tratada.

Programação

Em 21 de agosto as ações vão acontecer entre às 8 e 11 horas na região do Santa Maria, podendo afetar o abastecimento ao local e ao Santa Gertrudes. Também na mesma data, entre às 13 e 15 horas, os testes serão efetuados no Monte Alcino, podendo ter situação de desabastecimento no próprio local, no Vale das Uvas e na parte alta do Residencial Madre Maria Vilac.

Já em 23 de agosto, entre às 8 e 11 horas e entre às 13 e 15 horas, os testes serão na zona alta atendida pelo R8, podendo afetar Vila Santana, Jardim Pinheiros, parte intermediária do Colina dos Pinheiros, Fonte Nova, Água Nova, Ana Carolyna I e II, parte intermediária do Portal do Jequitibá, Parque Santana, Monte Verde I, Condomínio Residencial Euroville, Jardim São Felipe, Villagio Fiorentino, Jardim Ypê, Jardim Maria Rosa, Vila Fontana, Maria Regina, Residencial Santa Thereza, Condomínio Cedros do Líbano, Residencial Valença, Vivaz Residencial e Jardim Celani.

A revisão

O Plano Diretor de Combate às Perdas de Água é um instrumento elenca os fatores que podem comprometer os sistemas públicos de abastecimento para reduzir perdas físicas (a água que efetivamente não chega ao consumo) e perdas não físicas (a água consumida que não é medida). Está vigente desde 2015 e sua revisão tem sido feita por empresa terceirizada, contratada por meio da Tomada de Preços nº 12/2022 e do convênio nº 155/2022, firmado entre o DAEV e o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).

Entre os trabalhos contidos na revisão do plano estão a atualização do cadastro técnico das redes de adução e distribuição; a revisão dos projetos de setorização; os estudos de setorização das redes de distribuição e elaboração de modelagem hidráulica; o gerenciamento de pressões; definição dos parâmetros de vazão e pressão; a revisão e melhoria de macromedição e automação de vazão dos níveis dos reservatórios e o diagnóstico do estado das tubulações.

Compartilhe: