DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Estância Recreativa San Fernando recebe os serviços nesta segunda-feira (10)


O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) dá sequência, nesta semana, aos testes de estanqueidade em diferentes pontos do município. Nesta segunda-feira, dia 10, é a vez da região da Estância Recreativa San Fernando receber os trabalhos, enquanto que as zonas alta e baixa do Residencial Zürich Dorf terão as ações no dia 11. No dia 12 serão efetuados no Cerejeiras, enquanto que no dia 13 será a vez do Di Napoli (saída Beira Rio) e no dia 14 do Monte Alcino.

As ações fazem parte da revisão do Plano Diretor de Combate às Perdas de Água, que está em andamento na cidade, e são para monitoramento de pressão da rede de distribuição de água tratada. Para que os serviços possam ser realizados, o fornecimento fica interrompido das 8 às 15 horas. 

Os serviços seguem coordenados pelo DAEV, por meio da Divisão de Micromedição. Na última semana receberam as ações Jardim Nova Palmares, Jardim União e Jardim das Figueiras, São Bento do Recreio, Pedra Verde, afetando Pedra Verde e a parte alta Maison Blanche; Morada do Sol e região do Jardim América II.

A revisão

O Plano Diretor de Combate às Perdas de Valinhos está vigente desde 2015, com enfoque no combate de perdas físicas (a água que efetivamente não chega ao consumo) e perdas não físicas (a água consumida que não é medida). A revisão tem sido feita por empresa terceirizada, contratada por meio da Tomada de Preços nº 12/2022 e do convênio nº 155/2022, firmado entre o DAEV e o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).

Entre os trabalhos contidos na revisão do plano estão a atualização do cadastro técnico das redes de adução e distribuição; a revisão dos projetos de setorização; os estudos de setorização das redes de distribuição e elaboração de modelagem hidráulica; o gerenciamento de pressões; definição dos parâmetros de vazão e pressão; a revisão e melhoria de macromedição e automação de vazão dos níveis dos reservatórios e o diagnóstico do estado das tubulações.

Com as ações de combate às perdas, o DAEV consegue diminuir os custos de produção de água, com a redução do consumo de energia elétrica e de produtos químicos, por exemplo. Além disso, também consegue otimizar as instalações existentes para aumentar a oferta de água, sem a necessidade de expandir o sistema produtor, melhorando a eficiência dos serviços prestados.

Compartilhe: