DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Interrupção vai possibilitar a interligação do reservatório de 580 mil litros à rede de água existente


O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) informa que em 3 de março de 2022 fará a parada programada do abastecimento de água para os bairros São Bento do Recreio e Nova Esperança. A interrupção será necessária para que a autarquia municipal possa interligar o segundo reservatório de água tratada construído no bairro à rede de distribuição.  

A parada para a interligação tem previsão de perdurar das 7h30 às 16 horas. O Departamento de Operação, da Autarquia Municipal, também informou que durante os trabalhos será necessário paralisar a captação nos poços profundos do São Bento do Recreio, situação que interferirá diretamente no abastecimento da localidade. A previsão é que o fornecimento de água para os imóveis seja regularizado a partir da madrugada de 4 de março de 2022.

Com capacidade de armazenar até 580 mil litros de água potável, o reservatório a ser interligado no São Bento do Recreio fica na Rua Itaiuva e tem duas células. A altura total da estrutura é de 24 metros, com diâmetro interno de 6 metros. A partir da interligação da segunda estrutura de reservação à rede, o DAEV passará a ter dois reservatórios de água tratada no bairro. O primeiro instalado na localidade tem capacidade 220 mil litros e fica no mesmo endereço.

Os reservatórios de água tratada são unidades hidráulicas de acumulação e passagem de que funcionam como ‘pulmões’ do Sistema de Abastecimento, permitindo que haja mais equilíbrio e controle de pressão no fornecimento de água aos imóveis ligados à rede nos períodos nos quais há maior consumo.

Fortalecer o abastecimento

Em 26 de janeiro de 2022 a autarquia também havia feito uma parada programada no fornecimento de água para o bairro São Bento do Recreio para efetuar a interligação do quinto poço profundo à linha de recalque (adução) existente. Perfurado no primeiro semestre de 2021, o quinto poço tem a capacidade de produção estimada em 3.800 litros por hora e vai colaborar, diretamente, para o abastecimento do bairro.

O fornecimento de água para o São Bento do Recreio se dá por sistema isolado, ou seja, é sustentado por poços profundos e, sempre que necessário, é complementado pelo DAEV com o envio de caminhões-pipa, com capacidade média de 20 mil litros de água tratada cada.

Compartilhe: