DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Com capacidade de 600m³ de reservação de água tratada, estrutura vai ajudar a dar mais estabilidade e controlar a pressão de fornecimento do recurso aos bairros Jardim Universo e Morada do Sol


O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) concluiu a interligação do reservatório do Morada do Sol à rede pública de água, que vai beneficiar tanto os moradores do próprio bairro que dá nome à estrutura quanto os que residem no Jardim Universo. Os trabalhos iniciaram em 24 de agosto e foram concluídos em 3 de setembro, compreendendo desde a desinfecção necessária antes do início de sua operação até a sua própria interligação.

A notícia foi recebida com alegria pela prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara. “Ainda no início de agosto liderei uma reunião no DAEV para tratar de ações que compreenderiam o enfrentamento do atual período de estiagem, além de outros assuntos importantes ao desenvolvimento sustentável do setor de saneamento da cidade. A interligação desse reservatório foi um dos pontos mais importantes que tratamos naquele encontro, com resultado efetivo a partir da entrega de sua interligação”, falou a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara.

O titular da autarquia municipal, Ivair Nunes Pereira, reforçou a essencialidade de interligação da estrutura e explicou que a ação vai beneficiar os moradores das duas localidades. “O reservatório é uma espécie de ‘pulmão’ para o abastecimento de determinada região. Assim, a interligação da estrutura do Morada do Sol à rede de água não apenas aumentará a capacidade de armazenamento do recurso tratado aos moradores, mas vai conferir mais estabilidade para o fornecimento e, ainda, vai colaborar para o controle de pressão na rede de distribuição do recurso tratado”, explicou.

Com 19 metros de altura e 7 metros de diâmetro interno, o reservatório do Jardim Morada do Sol fica na Rua Antenor Roncatti e tem capacidade de 600m³ de água potável, contando com a célula superior (200m³) e a inferior (400m³).

Outros reservatórios

O DAEV conta, atualmente, com 52 reservatórios de água tratada na cidade. Destes, 48 estão em operação e outros três serão interligados à rede pública de água.

O reservatório do São Bento do Recreio (580m³) é um deles e sua interligação está em processo de viabilização. Será feita com verba obtida por meio de indicação parlamentar, compreendendo, também, a interligação do 5º poço profundo do bairro, que foi perfurado em abril desse ano. Já a interligação do reservatório Imperial (1.330m³) deve ser viabilizado com verbas próprias do DAEV. 

O do bairro Santo Antônio (600m³) também integra essa lista e sua interligação à rede está andamento. Os trabalhos são feitos por meio de contrapartida e à conclusão faltam, somente, a finalização de interligação da nova rede já executada à existente, além dos serviços de barrilete e de execução de muro próximo à estrutura.

Compartilhe: