DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Ele também vai fornecer água para o segundo reservatório de água tratada do bairro, que tem a capacidade de 580 mil litros


O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) realiza nesta semana os trabalhos que vão permitir a instalação de motobomba submersível no quinto poço profundo do São Bento do Recreio. Perfurado no primeiro semestre de 2021, o poço fica próximo à Rua Itajaí e tem a capacidade de produção estimada em 3.800 litros por hora. 

Esse poço foi interligado à linha de recalque em 26 de janeiro de 2022. O sistema de recalque é utilizado para transportar fluídos de um local inferior até um ponto superior por meio de bombeamento. Além da motobomba submersível, os serviços em andamento também incluem a execução do abrigo de alvenaria (foto), a instalação de painel elétrico, de inversores e do cavalete hidráulico.

O São Bento do Recreio tem fornecimento de água tratada por meio de sistema isolado, que é sustentado por poços profundos e, sempre que necessário, complementado pelo DAEV com o envio de caminhões-pipa, com capacidade média de 20 mil litros de água cada. Com o início de operação do quinto poço, a Autarquia Municipal quer contribuir para que haja mais equilíbrio no abastecimento de água ao bairro e ao Nova Esperança. 

Interligação do segundo reservatório do bairro

O início de operação do quinto poço profundo também colaborará para o segundo reservatório de água tratada da Autarquia Municipal, que será interligado à rede de distribuição em 3 de março de 2022. A parada programada para a interligação tem previsão de perdurar das 7h30 às 16 horas, afetando diretamente a captação nos poços profundos do São Bento do Recreio. Desta forma, a previsão é que o fornecimento de água para os imóveis seja regularizado a partir da madrugada de 4 de março de 2022.

Com capacidade de armazenar até 580 mil litros de água potável, o reservatório a ser interligado no São Bento do Recreio fica na Rua Itaiuva e tem duas células. 

As duas ações concomitantes são realizadas para atender a uma antiga reclamação dos cidadãos que residem no São Bento do Recreio e que há anos se queixam quanto a situações de desabastecimento. A partir dele, o objetivo da Autarquia Municipal é criar mais suficiência à produção de água para os moradores do local. 

Ainda com essa iniciativa, o DAEV também visa aumentar a capacidade de reserva de água na localidade em horários de maior consumo de água tratada e, consequentemente, garantir mais equilíbrio ao sistema fornecimento do recurso para os residentes na localidade.

Compartilhe: