DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

ETA II passa por manutenção completa nos filtros


A Estação de Tratamento de Água (ETA) II, localizada no Vila Sônia, está recebendo a revitalização completa de dois filtros. A unidade operacional é a principal de tratamento de água bruta do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV).

Entre os serviços de manutenção a serem feitos na ETA II estão a reforma dos fundos dos filtros, a troca do leito filtrante e também está prevista a substituição do sistema de lavagem com ar e água dos filtros nº 1 e 2.

Os trabalhos foram iniciados pelo filtro nº 2, que já recebeu os serviços de retirada dos materiais filtrantes, com remoção das crepinas (que retêm as partículas sólidas que possam contaminar a água), a demolição e a remoção das placas pré-moldadas do fundo falso, além do hidrojateamento de toda a superfície interna.

A sequência prevê a execução das novas bases e das canaletas de distribuição de água do novo fundo de filtro e, também, o acabamento nas paredes internas, para posterior pintura em epóxi, com material certificado para uso em água potável.

O filtro nº 1 receberá os mesmos serviços assim que finalizados os trabalhos que estão em andamento no filtro nº 2. As ações são realizadas individualmente, não ocasionando intercorrências para abastecimento público. Os serviços são realizados dentro da Tomada de Preços nº 010/2022.

A ETA II

Com dois módulos e capacidade nominal de produção de água tratada de 340 litros por segundo, a ETA II recebe o recurso bruto do Rio Atibaia. É responsável pelo tratamento de quase 60% da água distribuída na cidade.

É uma unidade operacional do tipo convencional, com ciclo completo, composto por processos unitários de coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção final de pH. 

Compartilhe: