DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Trânsito foi parcialmente interrompido e está funcionando no sistema


O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) ifaz nesta quinta-feira, 23 de junho de 2022, a passagem da tubulação da nova linha adutora do Rio Atibaia na Rua Julia Lovisaro Vicentini, no bairro Frutal. À realização dos trabalhos foi necessário interromper parcialmente o trânsito de veículos em pequeno trecho da via, que tem se dado de forma parcial nos períodos da manhã e da tarde, no sistema de ‘Pare e siga’, e com sinalização.

Aguardada na cidade, essa nova adutora de água bruta do Rio Atibaia vai ajudar a aumentar a oferta hídrica de Valinhos em 90 litros por segundo na rede de distribuição, com tratamento que será feito na Estação de Tratamento de Água (ETA) II, no Vila Sônia. “Essa é uma obra importante do nosso plano de governo, para trazer a Valinhos mais água à cidade. Sabemos que durante as obras, eventualmente, pode acontecer algum transtorno aos moradores, mas essas situações são necessárias a um bem muito maior, que é o aumento da suficiência hídricade nosso município”, falou a prefeita Capitã Lucimara.

Na última semana, em área rural, a equipe fez a limpeza de área e a pista de serviço, com sondagem para início das escavações no trecho por gravidade. Até o momento, mais de 280 metros de tubo de ferro fundido em DN 400mm já foram instalados. A obra terá trecho total de 3.836 metros, sendo 2,2 mil metros por gravidade e em 1.636 metros por recalque.

Hoje Valinhos capta do Rio Atibaia o total de 250 litros por segundo, o que corresponde a 50,60% do abastecimento atual do município. Com a conclusão da segunda adutora e adução de mais 90 litros por segundo, a cidade conseguirá captar o total de 340 litros por segundo do rio, chegando ao total de 29.376 m³ de água bruta por dia, o que corresponderá ao abastecimento de 58,20% da cidade.

A contratação da empresa responsável pela execução da obra se deu por meio da Tomada de Preços nº 1/2022. Os materiais (tais como tubos, conexões, válvulas e parafusos para uniões flangeadas) são de fornecimento pelo DAEV.

Compartilhe: