DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Expectativa do DAEV é concluir até o fim de agosto o trajeto por gravidade, que tem 2,2 mil metros


O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) prossegue com a construção da segunda linha de adução do Rio Atibaia. Até o momento, a Autarquia Municipal informou que já foram executados mais de 1,4 mil metros da nova rede de captação, equivalente a 63% do trecho por gravidade. Nesta semana as obras seguem pela Avenida Presidente Tancredo Neves, no Parque das Colinas. 

O trecho que é feito atualmente terá o total de 2,2 mil metros. A expectativa é que a extensão seja concluída antes da quarta semana de agosto. “A partir da finalização da parte por gravidade temos a expectativa de já começar a captar 35 litros por segundo e chegar aos 3 milhões de litros por dia, o que vai fortalecer o sistema de abastecimento de Valinhos ainda no período no qual a cidade costuma passar por estiagem severa”, falou o presidente do DAEV, o engenheiro civil e sanitarista, Walter Gasi, que visitou a obra no início desta semana.  

O diretor do Departamento de Planejamento, Obras e Fiscalização, o engenheiro Ricardo Rogério Gardin, também explicou que a duplicação da rede de captação do Rio Atibaia terá trajeto total de 3.834 metros, com parte de recalque que será executada em extensão de 1.634 metros, em área rural. “Até o fim da obra, que trabalhamos para que aconteça até novembro deste ano, teremos condições de captar o total outorgado do Rio Atibaia, trazendo mais 90 litros por segundo à Estação de Tratamento de Água [ETA] II”, explicou. 

A contribuição, segundo Gardin, deve ser de mais 7,8 milhões de litros por dia à cidade. 

Atualmente, Valinhos capta do Rio Atibaia o equivalente a 250 litros por segundo, ou seja, 21,6 milhões de litros por dia. Com os 90 litros por segundo a mais, o município alcançará a captação de 340 litros por segundo, que é sua outorga total no manancial e que corresponderá a 29,3 milhões de litros de água bruta por dia no sistema de tratamento do município. O destino final do recurso bruto será a ETA II, no Vila Sônia.

A nova linha adutora de água bruta faz parte do plano de governo da prefeita Capitã Lucimara e tem sido feita em tubo de ferro fundido DN 400mm. A empresa que está responsável pela execução da obra, por meio da Tomada de Preços nº 1/2022, é a Conesan. Os materiais (tais como tubos, conexões, válvulas e parafusos para uniões flangeadas) são de fornecimento pelo DAEV.

Compartilhe: