DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Poços de sucção e crivos foram limpos durante parada programada do último dia 17


O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) realizou na quarta-feira, 17 de agosto de 2022, a limpeza dos poços de sucção da estação de captação de água bruta do Rio Atibaia. Os serviços foram realizados durante a parada programada do abastecimento, no período no qual a adução teve que ser paralisada para a interligação do trecho por gravidade da nova adutora.

A ação contemplou a limpeza e a manutenção do poço de sucção e dos crivos, a fim de melhorar a eficiência da estação de captação e evitar vários tipos de problemas mecânicos, tais como desgastes nos conjuntos motobombas e entupimentos, entre outros que possam comprometer a capacidade de operação. Os trabalhos foram realizados pela Divisão de Operação do Sistema de Água, conforme as orientações do técnico de segurança do trabalho da Autarquia Municipal.

Anteriormente, há cerca de 20 dias, também havia sido feita a limpeza da tomada de água bruta, com remoção do banco de areia que poderia causar a obstrução na entrada de água e parar a captação. Essa atividade foi realizada em parceria com a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, que emprestou ao DAEV o maquinário (escavadeira hidráulica) para a execução.

A manutenção preventiva em duas etapas foi realizada durante o período do ano no qual o nível do rio está mais baixo. A captação do Rio Atibaia representa, atualmente, 50,6% de toda a água que é distribuída no município de Valinhos. O recurso é bombeado até a Estação de Tratamento de Água (ETA) II, que fica no Vila Sônia.

Compartilhe: