DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Em construção em Amparo, expectativa é que a barragem forneça até 300 litros por segundo de água bruta à Valinhos

Crédito da foto: DAEE

A pedido da prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara, o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) representou o Município na visita técnica às obras da Barragem Duas Pontes, em Amparo, que aconteceu em 26 de abril de 2022. Realizada pela equipe do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), que é o órgão responsável pelo empreendimento Barragem Duas Pontes – Amparo, o encontro reuniu 15 associados do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ).

Representada no encontro pelo titular da autarquia municipal, o engenheiro Walter Gasi, a prefeita de Valinhos destacou a importância das obras. “Elas são realizadas pelo governo estadual e têm como objetivo tanto o aumento da disponibilidade hídrica quanto a busca por mais autonomia no abastecimento de parte da população do estado de São Paulo, mais precisamente da macrometrópole de Campinas e Piracicaba, da qual Valinhos faz parte”, disse a prefeita.

Na visita técnica foram apresentados os atuais estágios das obras do empreendimento, por meio de uma apresentação acompanhada com a explicação técnica; e realizado um tour em alguns pontos principais do canteiro de obras da Barragem Duas Pontes. Além de Valinhos, na comitiva do Consórcio PCJ também estiveram presentes representantes das cidades de Jundiaí, Americana, Piracicaba, Cordeirópolis, Arthur Nogueira e Paulínia.

Importância da barragem

O objetivo de construção das barragens é elevar a oferta de água em 23 municípios integrantes da Bacia PCJ, beneficiando mais de 5,5 milhões de habitantes. De acordo com o DAEE serão investidos, ao todo, R$ 511,4 milhões nas obras de construção das duas barragens. A estimativa, segundo o DAEE, é que as obras sejam concluídas em um ano, para que seja possível iniciar a reservação de água. Posteriormente, o sistema adutor (que levará água bruta às cidades) será executado e o projeto prevê que seja concluído entre quatro a cinco anos.

Para regularizar as vazões dos rios Jaguari e Camanducaia, segundo o DAEE, as barragens deverão formar reservatórios com capacidade de armazenamento útil de 85 bilhões de litros de água, dos quais 32 bilhões de litros na barragem Pedreira e cerca de 53 bilhões de litros de água, no reservatório da Barragem Duas Pontes.

Os reservatórios (Pedreira e Amparo) foram concebidos em 1992, durante reunião do Plano Diretor da região, onde participou juntamente com alguns associados do Consórcio PCJ e DAEE. A previsão é que Valinhos possa receber até 300 litros por segundo de água bruta do represamento.

Compartilhe: