DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Obra possibilitará o aumento de 48% da capacidade de tratamento da estação


 

 

O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) segue com a obra de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) São Bento do Recreio, iniciada em novembro de 2023, que possibilitará o aumento de 48% de sua capacidade de tratamento.

Atualmente, a ETE trata 2,7 litros por segundo de vazão média e atende cerca de 1.330 habitantes ou 332 residências com consumo de 145 litros/habitantes/dia. O objetivo é que ela passe a tratar 4 litros por segundo e a atender cerca de 800 ligações, adequando-se às exigências da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).

De acordo com o diretor do Departamento de Operação do DAEV, o engenheiro Rui Roberto Lemos de Almeida, a autarquia aguarda a entrega do reator, última parte dos equipamentos necessários para a ampliação, que está prevista para abril de 2024, quando se dará a finalização da obra.

“A base em concreto armado para o assentamento do reator já foi executada, assim como a caixa de alvenaria para água clarificada, as tubulações e o piso intertravado. A escada de acesso para a operação do sistema também já foi entregue”, afirma.

O tratamento proposto para o local é de lodos ativados por batelada. Esse processo biológico é capaz de realizar o tratamento de esgoto de nível secundário por processo aeróbico, onde as principais etapas são realizadas no mesmo tanque, reduzindo a necessidade de várias fases e com eficiência de remoção de matéria orgânica superior a 80%.

 

 

 

 

Compartilhe: