DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Ação vai possibilitar a captação de mais 90 litros por segundo; obras têm previsão de duração de cinco meses


O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) deu início à construção da segunda linha de adução de água bruta do Rio Atibaia. Os trabalhos estão em andamento em área próxima à Rua Julia Lovisaro Vicentini. Aguardada na cidade, a ação vai ajudar a aumentar a oferta hídrica de Valinhos em 90 litros por segundo na rede de distribuição, com tratamento que será feito na Estação de Tratamento de Água (ETA) II, no Vila Sônia.

“Essa é uma excelente notícia para Valinhos, pois essa é uma obra que vai possibilitar ao município um ganho importante de captação de água bruta. É uma ação que faz parte do nosso plano de governo, que é prioridade e que determinei que seja feita o quanto antes em benefício da população”, falou a prefeita da cidade, Capitã Lucimara.

Nesta semana é feita a limpeza da área e a pista de serviço, com sondagem para início das escavações no trecho por gravidade. A obra terá trecho total de 3.836 metros, sendo 2,2 mil metros por gravidade e em 1.636 metros por recalque. A construção será feita em DN 400mm, em tubo de ferro fundido.

O presidente do DAEV, o engenheiro Walter Gasi, explicou que a obra será dividida em duas frentes de trabalhos distintas, sendo uma na rede de gravidade e a outra na rede de recalque. As duas frentes de trabalho terão como trajeto a caixa de manobra da Rua Valmir Antônio Capelari até a caixa de passagem fundo na fazenda Espírito Santo (gravidade) e, também, da captação do Atibaia até a caixa de passagem (recalque).

A contratação da empresa que está responsável pela execução da obra se deu por meio da Tomada de Preços nº 1/2022. Os materiais (tais como tubos, conexões, válvulas e parafusos para uniões flangeadas) são de fornecimento pelo DAEV. O prazo para execução total dos 3.836 metros da obra é de cinco meses.

Compartilhe: