DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Serviços foram realizados nos dias 26 e 27; autarquia conseguiu redirecionar a chuva do dia 28 para lagoas do Parque dos Lagos

Foto da lagoa do CLT (Crédito: Lilian Cristina Azevedo Pereira/DAEV)

O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) teve resultado positivo com a instalação de uma contenção no canal que margeia o sistema Barragem das Figueiras, dentro da estrutura do Parque dos Lagos. Executada entre os dias 26 e 27, a barreira foi fundamental no último fim de semana, pois ajudou a desviar e a represar 18,8mm de chuva que caíram na cidade em 28 de agosto.

A partir do desvio da água pluvial e o seu represamento no complexo, foi possível aumentar o nível do espelho d’água do ponto de captação, que passou de 0,40cm para 0,90cm. “Mesmo não tendo chovido o que era esperado para agosto, por meio de uma ação criativa e realizada em tempo hábil foi possível desviar para a nossa barragem um volume considerável de água. A equipe do DAEV está de parabéns”, disse a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara.

O represamento foi nítido e acabou por influenciar até o nível de água na lagoa do Centro de Lazer do Trabalhador (CLT), que entre os lagos do sistema de represamento das Figueiras é a que mais pode variar justamente por ser o ponto de captação da água dentro da sequência da barragem.

Segundo o presidente da autarquia, Ivair Nunes Pereira, a realização da contenção foi uma iniciativa que envolveu esforços do Departamento de Manutenção, com o apoio do Departamento de Operação e do Departamento de Planejamento, Obras e Fiscalização (DPOF) da autarquia municipal. "Nossas equipes são bem empenhadas e contam com técnicos e operadores, que sempre pensam em ações que vão ajudar a população de Valinhos, sobretudo agora e ao enfrentamento desse período que vivemos de crise hídrica", enfatizou.

Para a realização do desvio instalado no canal que margeia a Barragem das Figueiras, foi instalada a contenção de gabião estruturado, direcionando a água para uma tubulação de 800mm de capacidade interna e posicionada a 90 graus, para levar a água pluvial do córrego à lagoa. “O desvio funcionou muito bem, inclusive já no próprio sábado [28]. O volume desviado ajudou a abastecer as lagoas do Parque dos Lagos, tanto por meio da tubulação próxima à contenção, quanto no represamento da água, que conseguiu retornar para o lago mais próximo à Fonte Sônia”, disse o diretor de manutenção, Marcos Caetano.

A instalação da tubulação também foi feita de forma a fazer com que a água não retornasse ao córrego. A ação, segundo DPOF, tem outorga junto ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE). Outra ação executada nos últimos dias – e que também objetivou otimizar o direcionamento da água dentro do complexo – foi realizado às margens da lagoa do CLT. 

A manobra operacional foi viabilizada com a ajuda de máquinas retroescavadeiras, que desenharam uma espécie de canal em uma das margens do CLT, indo desde a entrada da água até o local que é entrada ao ponto de captação. “Aqui a intenção foi operacionalizar um canal bem próximo à margem, para levar essa água à captação de forma mais fácil, para que não ocorra a situação do recurso ficar concentrado em ‘ilhas’ e perder sua força para chegar ao ponto de captação”, explicou o diretor de Operação, Caio Ceccherini.  

Desassoreamento

Em parceria estabelecida entre o DAEV e Prefeitura de Valinhos (por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos) a lagoa do CLT será desassoreada. A ação tem dispensa de outorga do DAEE e tem licenciamento pela Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente.

O lago faz parte do sistema de reservação da Barragem das Figueiras e é o ponto de captação de água à Estação de Tratamento de Água (ETA) I, no Vila Embaré. “Dentro da Barragem das Figueiras o CLT é o ponto de captação e, naturalmente, com situação de decantação da água bruta. Desta forma, é um espaço que sempre precisará de limpeza”, falou o presidente Ivair.

Seguindo determinação da prefeita Capitã Lucimara, os trabalhos de desassoreamento devem iniciar ainda nos próximos dias.

Compartilhe: