DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Ligações irregulares são proibidas e podem causar danos ao meio ambiente e à população


Você sabia que água de chuva e de esgoto não devem se misturar? O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) alerta sobre os riscos das ligações irregulares ou clandestinas e reforça que a prática é proibida.

O lançamento de águas pluviais nas redes de esgoto pode causar grandes danos ao meio ambiente e à própria população. A tubulação de esgoto não possui estrutura para receber o volume das águas de chuva e, com a sobrecarga, o material coletado não tem por onde sair, retornando para as residências ou rompendo a rede.  

Além disso, quando misturados, o trabalho realizado nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) fica comprometido. Sem o tratamento adequado, o esgoto polui os rios e o solo, causando diversas doenças.

Portanto, os ralos da cozinha e do banheiro devem estar ligados à rede de esgoto, para que a água suja coletada passe pelo tratamento antes de ser devolvida ao rio. Já os ralos externos do quintal, telhado, bueiros e calhas devem ser ligados às galerias de águas pluviais, que levam o liquido diretamente para o rio.

Fiscalização

Em fevereiro, o DAEV iniciou a fiscalização em imóveis de todo o município. O loteamento residencial Santa Teresa, no Jardim Pinheiros, já recebeu o serviço e agora é a vez do Athenas, no Jardim Paiquerê. São realizados testes com corante a base de água em todas as áreas com contribuições de águas de chuva, como áreas de luz, ralos em área descoberta, duchas frias, pias, tanques e grelhas.

Conforme a Resolução ARES-PCJ nº 451/2022, lançar água de chuva na rede de esgoto é proibido. Caso o DAEV identifique ligações ilegais, o morador é notificado e tem o prazo de 30 dias para regularizar a situação. Se dentro deste período o problema não for resolvido, é emitido o Auto de Infração, com prazo de 15 dias e, após isso, é aplicada multa de R$ 517,10, valor equivalente a ligação de água de 50mm.

Antes de operar qualquer ligação nova, o usuário deve buscar informações com os órgãos prestadores de serviços. Em caso de água pluvial, a Prefeitura de Valinhos pode auxiliá-lo através do telefone (19) 3849-8000. Se for esgoto, o canal de atendimento do DAEV é o telefone 0-8000-133-839. 

Compartilhe: