DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

“Justiça Ambiental e Resiliência Hídrica” é o tema deste ano


Valinhos sediou na última sexta-feira (8) a abertura do Projeto Gota d’Água 2024, promovido pelo Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – PCJ, no Plenário da Câmara Municipal. O presidente do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), o engenheiro Claudio Weimar Alonso, prestigiou o evento.

“É uma honra que o primeiro encontro deste projeto tão importante, que está completando 30 anos, seja celebrado em nosso município, que investe muito em educação ambiental, no uso consciente da água e que sabe a relevância que os projetos socioambientais têm para a sociedade com um todo”, disse.

Com o tema “Justiça Ambiental e Resiliência Hídrica”, o evento foi uma parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Prefeitura de Valinhos, por meios das secretarias de Educação, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e DAEV.

No encontro foi realizada uma mesa redonda com o tema “Onde falta Água?”, mediada por convidados especiais e que contou com a participação de todos os presentes, incluindo Ângelo Lima, secretário executivo do Observatório da Governança das Águas (OGA); Cassiana Maria Reganhan Coneglian, professora da Unicamp e integrante da Câmara Técnica de Saúde Ambiental do PCJ; e John Tatton, Professor de Saneamento Ambiental na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).

Sobre o Projeto Gota d’Água

O projeto “Semana da Água”, promovido desde 1994 nas Bacias dos Rios Piracicaba Capivari e Jundiaí (PCJ) foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e, a partir de 2015, passou a fazer parte do Projeto Gota d’Água. A ação completa 30 anos em 2024, com o objetivo de intensificar as ações de educação ambiental. Em média, 150 mil pessoas por ano participam das ações do projeto nas Bacias PCJ.

Compartilhe: