DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Ranking da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES); cidade obteve pontuação máxima em três dos cinco itens analisados

Itens primordiais ao saneamento básico

Valinhos conquistou lugar de destaque na 5ª edição do Ranking da Universalização do Saneamento. No índice – que é feito anualmente pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) – o Município conquistou a 9ª colocação entre os de grande porte (com mais de 100 mil habitantes) e pontuação total de 482,84. A cidade ficou apenas 17,16 da classificação máxima do índice, que é de 500 pontos. 

Comparado à edição de 2020, Valinhos melhorou em todos os indicadores avaliados. Do ano passado para esse subiu 0,16 na pontuação de abastecimento de água, atingindo 93,26 pontos. Na coleta de esgoto conquistou 89,58 pontos. A cidade ainda teve 100 pontos de atendimento em outros três indicadores do ranking: em tratamento de esgoto, coleta de resíduos sólidos e destinação adequada.

Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), entre as cidades classificadas no nível de compromisso com o saneamento, Valinhos ficou à frente de Campinas, Indaiatuba, Itatiba e Americana. “Os dados são reflexo de que nossa cidade está empenhada em prover qualidade de vida à população, tendo como um de seus pilares mais essenciais os serviços estruturados em saneamento básico”, falou a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara.

Para o presidente do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), o engenheiro Feliph C. Tordin, por meio do ABES ficou nítido que a cidade conseguiu demonstrar o seu compromisso com a universalização do saneamento de forma prática. “Caminhamos agora para conquistar e ultrapassar as metas estabelecidas, inclusive, no novo marco regulatório do setor de saneamento, que são o acesso de 99% da população à água e de 90% à coleta de esgoto”, falou.

O ranking

O índice da ABES é um instrumento analítico relevante, que tem como base a avaliação de cinco itens fundamentais à promoção e à melhoria da qualidade de vida das pessoas, que são atendimento da população com rede de água, com coleta por rede de esgotos, percentual de tratamento do esgoto coletado, de resíduos sólidos e a destinação para os resíduos sólidos.

Valinhos está dentro do grupo com pontuação entre 450,00 e 489,00, que fica na classificação de compromisso com a universalização. Acima de 489,00 estão as cidades rumo à universalização. O ranking analisou 1.670 municípios, compreendendo 70% da população e 30% dos municípios brasileiros. Tem como base os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). O índice foi divulgado em 15 de junho de 2021.

Compartilhe: