DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Para agosto são esperados 36,91mm; cidade está na bandeira laranja do Plano Municipal de Estiagem e Racionamento de Água

Ponto de captação de Valinhos (PS7) no Rio Atibaia

O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) informa a população da cidade que novamente em julho foi registrada chuva abaixo do esperado no município. No ponto de captação de Valinhos no Rio Atibaia, denominado PS7, o acumulado no mês anterior foi de 26,4mm de chuva, representando apenas 76,50% do esperado ao mês, que era de 34,53mm. A última chuva registrada em Valinhos foi em 28 de julho de 2021.

Para agosto de 2021 são esperados 36,91mm de chuva no município. O acumulado nas últimas 72 horas, segundo o Departamento de Operação, foi de 0mm. Neste ano, o índice pluviométrico encontra-se bem abaixo das médias estimadas aos meses desde fevereiro de 2021. Somente em janeiro choveu mais que o esperado (150,60%).

Ainda de acordo com a previsão climática sazonal para agosto, setembro e outubro de 2021, emitida ao PCJ pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), no Sudeste há mais probabilidade para a categoria de chuva abaixo da faixa normal para os próximos três meses. “A estiagem é sempre um período cíclico de menor chuva, com menor recarga das nascentes e do nível dos reservatórios. Diante os boletins técnicos emitidos pela PCJ e ao identificado pelo DAEV, nosso principal alerta é para que os moradores poupem ao máximo a água e evitem em todas as suas atividades o desperdício do recurso”, orientou a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara.

Apesar de em janeiro deste ano ter chovido o equivalente a 150,60% da média esperada (319,6mm) ao mês, o índice pluviométrico em Valinhos começou a cair já a partir de fevereiro de 2021, quando o total de chuvas atingiu apenas 64,70% do esperado ao mês. Em março, abril e maio choveu na cidade, respectivamente, o equivalente a 27%, 18,20% e 54,70% do total de milímetros aguardado aos meses. Já em junho esse percentual não passou dos 34,90% da média esperada. Os dados são da Sala de Situação PCJ e equivalem ao identificado no ponto de captação da cidade no Rio Atibaia.

Bandeira laranja

Na última quinta-feira (5) Valinhos entrou na bandeira laranja do Plano Municipal de Estiagem e Racionamento de Água, apresentando mananciais com diminuição acentuada do nível ou vazão, com redução na captação normal e necessidade de captações emergenciais, com possibilidade de comprometimento do abastecimento.

A nova faixa do plano leva em conta a situação dos reservatórios e da captação de água da cidade. No PS7, no Rio Atibaia, a vazão identificada às 7 horas da manhã de hoje (6) foi de 10,89m³/s, estando 7,48% abaixo da média esperada ao mês (que é de 11,77m³/s). O ponto de captação é responsável por 50,6% da água consumida na cidade.

Dados do Departamento de Operação do DAEV também indicaram em 5 de agosto de 2021 que a barragem das Figueiras passou a operar com 42% de sua capacidade, contando com o suporte do Santana do Cuiabano, que funciona com 76% da capacidade.

Já a barragem Moinho Velho está operando com 64% da capacidade, enquanto que a João Antunes dos Santos opera com 5%. Esta última opera com recarga de manancial, havendo projeto de desassoreamento em processo de viabilização. “Se não houver economia de água por parte dos munícipes, a cidade pode entrar na bandeira vermelha, na qual está previsto o programa de racionamento”, explicou o titular do DAEV, Ivair Nunes Pereira.

Compartilhe: