DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Ação integra projeto do DAEV aprovado pelo Programa de Eficiência Energética da CPFL

Crédito da foto Gabriel B. Fonseca (DM/DAEV)

O reservatório do Chácaras Silvânia recebeu um novo painel de comunicação e controle, que possibilita a transmissão de informações do local e em tempo real para o centro de controle de operação no prédio central. Além da telemetria, o reservatório também recebeu dois novos motores de 50 cavalos, com Índice de Rendimento (IR) 4. A modernização dos ativos foi realizada no decorrer desta semana e faz parte do projeto do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), que foi aprovado dentro do Programa de Eficiência Energética (PEE), da CPFL.

Por meio do PEE já foram substituídos dois motores da barragem das Figueiras (125 cavalos) e um na Barragem Moinho Velho (20 cavalos). Um motor também foi substituído na casa de bomba dos poços profundos dos poços (75 cavalos) e outro na Estação Elevatória de Água Tratada na Estação de Tratamento de Água (ETA) II, no Vila Sônia (175 cavalos). Na próxima semana, será a vez da ETA I, no Vila Embaré, passar pela substituição. A estação irá receber um novo motor de 250 cavalos.

Dentro do projeto também são instaladas placas fotovoltaicas na ETA II e o Reservatório 10 (R10), que fica no Jardim América II. O Chácaras Silvânia também terá estas placas em breve.

A partir da substituição dos motores, instalação das placas fotovoltaicas e atualização da telemetria - que também está prevista na captação e caixa de passagem do Atibaia e ETA I-, a estimativa de economia no consumo energético anual está estimada em 470MWh/ano. Hoje os gastos do DAEV com o pagamento de energia elétrica equivalem a 14,70% dos custos, segundo levantamento do Departamento Financeiro. 

Compartilhe: