DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Medida valerá somente entre 20 de dezembro de 2021 a 2 de janeiro de 2022

Foto de arquivo: Barragem Moinho Velho

O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) informou nesta quinta-feira, 9 de dezembro, que a suspenderá excepcionalmente o cronograma de racionamento de água na cidade entre 20 de dezembro de 2021 e 2 de janeiro de 2022, períodos nos quais serão celebrados o Natal e o Ano-Novo. A decisão da cessão momentânea foi possível de ser tomada diante das captações atuais nos modais de abastecimento da cidade. 

Dados desta quinta-feira (9), do Departamento de Operação do DAEV, indicaram um breve ‘suspiro’ nas represas municipais. “Ganhamos um pouco de fôlego no abastecimento para este fim de ano e, por isso, conseguiremos suspender no período de Festas o rodízio de água na cidade. Afinal, é uma época de confraternização. Mas mesmo assim pedimos muita responsabilidade no uso da água, a fim de que qualquer tipo de desperdício do recurso tratado seja evitado”, falou a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara.  

A Barragem João Antunes do Santos está atualmente operando com 22% da capacidade e a das Figueiras com 27%. A Moinho Velho está operando com 76% da capacidade e a Santana dos Cuiabanos com 41%. No Rio Atibaia a cidade segue captando 250 litros por segundo.

Mesmo com a interrupção momentânea no cronograma do Programa de Racionamento de Água – vigente em Valinhos desde 27 de agosto e intensificado em 20 de setembro de 2021 – o DAEV relembra que a colaboração dos moradores será fundamental. “Vamos suspender momentaneamente o rodízio entre as semanas do Natal e do Ano-Novo, mas isso não significa deixar de lado medidas de economia de água em todas as tarefas do dia a dia. A água tratada deve ser constante poupada e os moradores devem utilizá-la com bastante parcimônia e responsabilidade”, recomendou o presidente da autarquia municipal, Ivair Nunes Pereira.

Vai terminar o racionamento?

A cessão completa do Programa de Racionamento de Água em Valinhos dependerá de uma série de fatores, incluindo a recuperação das represas e dos sistemas isolados e o aumento das chuvas, para que a recarga dos mananciais internos e externos seja superior à saída do recurso que é destinado para o abastecimento da população. 

O fim do rodízio de forma definitiva em Valinhos ainda dependerá, diretamente, da manutenção das temperaturas, que quando altas naturalmente aumentam o consumo de água pelos moradores; do uso responsável do recurso tratado pela população e, ainda, da situação de operação do Sistema Cantareira, que abastece a cidade por meio do Rio Atibaia e que atualmente está na faixa de restrição. 

Compartilhe: