DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Fornecimento fica interrompido entre às 10 horas da manhã e às 4 horas da madrugada para os bairros que estão incluídos nestas duas áreas


O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) informa que nesta quinta-feira, 16 de setembro de 2021, é a vez das Áreas 1 e 4 participarem do rodízio previsto no Programa de Racionamento de Água.  

Por esse motivo, hoje ficam sem o fornecimento de água – das 10 horas da manhã às 4 horas da madrugada – os moradores que residem nos bairros da Área 1  e que são Jardim Primavera, Jardim Ribeiro, Vila Coqueiro, São Cristóvão, Jardim Imperial, Vila Imperial, São Jorge, Bela Vista, Jardim Planalto, Jardim Panorama, Residencial Augusto Valentim Juliato, Vila Pagano, Morada do Sol, Jardim Universo, Jardim do Lago, Jardim Maracanã, Chácara Silvânia, Santo Antônio, Residencial São Luiz, Vale do Itamaracá, Village do Itamaracá I e II, Reserva do Itamaracá, Paiquerê, Condomínio Villa Araucária, Sítio Recreio dos Cafezais, Condomínio Villagio Florença, Condomínio Quinta das Oliveiras, Condomínio Millenium, Condomínio Morada das Nascentes, Condomínio Residencial Blumen Hof, Condomínio Quinta do Porto, Quinta das Parreiras, Condomínio Camburi, Vila Murano, Vila Toscana, Boa Esperança, Castelo, Nova Valinhos, Colina do Sol, Terra Nova, Vera Cruz, Jardim Soleil, Vila Embaré, Condomínio Oruam, Condomínio Tabapuã, Condomínio Monterosso, Monte Carlo, Nova Suíça, Nova Itália, Cond. Serra D´Água, Vila Rosa, Vila Norma, Vila São Sebastião, Vila Angeli, Jardim Paulista, Vila Bissoto, Vila Olivo, Vila Anhanguera, Vila Franceschini, Vila Ramaciotti, Vila Rigesa, Vila Papelão, Ponte Alta, Vila Thereza, Vila Jair, Vila São José, Jardim Europa, Vila Brasiliana, Reserva das Palmeiras, Apaga Fogo, Jardim Recanto, Terras do Paiquerê, Portal do Quiririn, Cond. Athenas, Moinho Verde, Bougainvillea, Vila Progresso, Santa Marina, Jardim Valença, Itamambuca, Residencial Ouro Verde, Parque Florence, Santa Escolástica, Quinta das Jabuticabeiras, Pacaembu, Condomínio Vila Santa Rosa, Vila Faustina I e II, Jardim Morumbi, Residencial Jardins, Residencial Bosque da Mata, Residencial Vale do Sol, Residencial São Conrado e Condomínio Vila Santa Rosa.

Também participam do racionamento de água os bairros da Área 4 e que são Country Clube, Parque Valinhos, Vale Verde, São Bento do Recreio, San Fernando e Condomínio San Pietro. A listagem de todos os locais que integram cada área do Programa de Racionamento de Água está disponibilizada e pode ser consultada clicando aqui.

Multas para quem desperdiça

Quem desperdiçar água tratada pode ser penalizado com autos de infração que podem ser aplicados tanto pelos servidores do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) quanto pela Guarda Civil Municipal. Nos casos de desperdício de água são aplicadas multas no valor inicial de R$ 441,21, que é o valor atual do custo da ligação à rede pública de água de diâmetro de 50mm.

O cálculo da multa é agravado nas reincidências, sendo que a partir do momento que a situação de desperdício for identificada novamente, o seu valor será dobrado e assim sucessivamente. Entre as formas de desperdício estão a utilização da água tratada para as finalidades de lavagem de áreas internas e externas de imóveis, inclusive de telhados; a drenagem de caixas de água e de piscina e a lavagem de veículos (excetuando-se os estabelecimentos com alvará à atividade).

Nos casos de constatação de desperdício são aplicadas as penalidades dentro do previsto na Lei nº 4.131/2007 e legislação correlata. Além da verificação ativa das equipes, denúncias também são acolhidas via Central de Atendimento do DAEV, por meio do telefone 0-8000-133-839.

Pressurização pós-racionamento

Passadas as 18 horas, após o restabelecimento do fornecimento, o Departamento de Operação, do DAEV, informa que pode acontecer rara situação da água chegar ao imóvel com pequena alteração de cor. Isso deve-se ao procedimento resultante da despressurização do sistema de abastecimento, que contempla a manobra de setores da rede pública de água que não são movimentados com frequência, o que pode causar o arrasto de material da parede dos tubos.

A autarquia municipal ainda ressalta que a água recebe adequado tratamento nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) I e II (Vila Embaré e Vila Sônia), atendendo às normas técnicas vigentes. A água distribuída também passa por análises constantes, tanto na saída das ETAs quanto nas pontas de rede, com o objetivo de acompanhamento de sua qualidade de forma constante. Em caso de dúvidas, o morador pode entrar em contato com a Central de Atendimento, por meio do telefone 0-8000-133-839, para mais orientações.

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