DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Locais ficam sem o abastecimento entre às 10 horas da manhã e às 4 horas da manhã


O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) informa que nesta quarta-feira, 15 de setembro de 2021, é a vez da Área 3 ficar sem o fornecimento de água durante 18 horas seguidas.   

Desta forma, entre às 10 horas da manhã e às 4 horas da madrugada, ficam com o abastecimento interrompido os bairros Vila Santana, Jardim Pinheiros, parte intermediária do Colina dos Pinheiros, Fonte Nova, Água Nova, Ana Carolyna I e II, parte intermediária do Portal do Jequitibá, Parque Santana, Monte Verde, Condomínio Residencial Euroville, Jardim São Felipe, Jardim América II, Jurema, São Joaquim, Chácara Flora, Vila Moletta, Alto da Colina, Alto da Boa Vista, Cerejeiras, Shangri-la, Vila Colega, Chácara Das Nações, Paraná, Recanto do Pássaros I e II, Mirante do Lenheiro, São Francisco, Lenheiro, Lausane, Zurich Dorf, Vivenda das Quaresmeiras, Novo Horizonte, Maria Ilydia, Santa Helena, Villagio Fiorentino, Vista Valley, Jardim Ipê, Colina dos Coqueiros, Vila dos Funcionários, Madre Maria Villac, Maria Rosa, Vila Fontana, Maria Regina, Residencial Santa Thereza, Condomínio Cedros do Líbano, Residencial Valença, Vivaz Residencial, Vila Vitória, Residencial Canter Ville, Vila Romana I e II, Vila Real, Celani, Chácara das Rosas, Villagio Veneto, Colina dos Álamos, Santa Clara, Condomínio Porto do Sol, Florada da Mata, Condomínio Mais Campos Salles, Condomínio Village São Joaquim, Loteamento Residencial Mont’Alcino, Vale das Uvas, Condomínio São Domingos, Condomínio Bella Guarda del Bosco e Condomínio Vista Valley.

A listagem de todos os locais que integram cada área do Programa de Racionamento de Água está disponibilizada e pode ser consultada clicando aqui

Passadas as 18 horas, a partir do restabelecimento do fornecimento, o DAEV informa que pode acontecer rara situação da água chegar ao imóvel com pequena alteração de cor. Isso deve-se ao procedimento resultante da despressurização do sistema de abastecimento, que contempla a manobra de setores da rede pública de água que não são movimentados com frequência, o que pode causar o arrasto de material da parede dos tubos.

A autarquia municipal ainda ressalta que a água recebe adequado tratamento nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) I e II (Vila Embaré e Vila Sônia), atendendo às normas técnicas vigentes. A água distribuída também passa por análises constantes, tanto na saída das ETAs quanto nas pontas de rede, com o objetivo de acompanhamento de sua qualidade de forma constante. Em caso de dúvidas, o morador pode entrar em contato com a Central de Atendimento, por meio do telefone 0-8000-133-839, para mais orientações.

Implementado efetivamente em 27 de agosto de 2021, o Programa de Racionamento de Água – que integra o Plano Municipal de Estiagem e Racionamento de Água – divide a cidade em quatro áreas, além do Centro. O abastecimento é interrompido para cada uma das regiões duas vezes por semana, sendo que a supressão dura 18 horas em cada uma das áreas.

Multa para o desperdício

Quem desperdiçar água tratada pode ser penalizado com autos de infração que podem ser aplicados tanto pelos servidores do DAEV quanto pela Guarda Civil Municipal. Nos casos de desperdício de água são aplicadas multas no valor inicial de R$ 441,21, que é o valor atual do custo da ligação à rede pública de água de diâmetro de 50mm.

O cálculo da multa é agravado nas reincidências, sendo que a partir do momento que a situação de desperdício for identificada novamente, o seu valor será dobrado e assim sucessivamente. Entre as formas de desperdício estão a utilização da água tratada para as finalidades de lavagem de áreas internas e externas de imóveis, inclusive de telhados; a drenagem de caixas de água e de piscina e a lavagem de veículos (excetuando-se os estabelecimentos com alvará à atividade).

Nos casos de constatação de desperdício serão aplicadas as penalidades dentro do previsto na Lei nº 4.131/2007 e legislação correlata. Além da verificação ativa das equipes, denúncias também são acolhidas via Central de Atendimento do DAEV, por meio do telefone 0-8000-13-3839.

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