DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos


O Projeto Peixe & Cia, desenvolvido pela Prefeitura de Valinhos, por meio do Centro de Convivência do Idoso (CCI) Roque Palácio, da Secretaria da Assistência Social, em parceria com o DAEV, tem mantido ótima aceitação dos idosos, após a retomada determinada pela Prefeita Capitã Lucimara neste mês de maio, aniversário da cidade.  Nem o frio afastou os pescadores da Lagoa das Figueiras, que recebeu cuidados do DAEV na semana passada. 

São mais de 300 idosos cadastrados no programa. "O projeto Peixe & Cia sempre foi muito procurado, mesmo durante a pandemia. Os idosos ligavam para perguntar se tínhamos informações do retorno", explicou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Já o secretário de Assistência Social, Argeu Alencar da Silva, lembrou que os idosos estão felizes, pois estão pescando e pegando peixes na quantidade estabelecida no regulamento. "A pedido da comissão, o DAEV está fazendo periodicamente a limpeza dos lagos", explicou o secretário. A pesca é feita às terças e quintas-feiras, a partir da 7 horas.

Outra atividade que teve grande procura foi a Oficina da Memória, que resultou em mais dois grupos, com 30 pessoas, e já tem lista de espera. "Esta atividade aconteceu às segundas, quartas e quintas-feiras, das 13h30 às 17h30", detalhou o secretário. Segundo ele, o CCI está planejando uma atividade especial em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso, celebrado dia 15 de junho. 

Pescaria

Adail Braz Bondoli, de 60 anos, é um dos novatos no projeto. "Eu estava esperando completar 60 anos para poder participar do grupo", comemora ele. Com o dia frio, não conseguiu pescar nada. "Mas a gente aproveita pra se distrair", completou. Acompanhado da esposa Elza, 56 anos, ela ainda não pode participar da pescaria."Eu gosto também, mas não posso participar ainda porque não tenho idade. Então venho junto para me divertir com ele", explicou ela. 

O paranaense José Mendes de Souza, de 80 anos, pesca na Lagoa das Figueiras há 3 anos (foto). "Pela amor de Deus, eu adoro pescar. Eu sempre pesco", afirmou ele, que exibia duas belas traíras de meio quilo cada uma. 

Joaquim Altivo de Melo, de 83 anos, independentemente da estação, não perde a data de sua pescaria. "Mas hoje o negócio tá fraco, o frio espantou os peixes", disse Joaquim.

Já Carlos Roberto Sperancin, 65 anos, frequentador do projeto há 4 anos, pescou uma tilápia e uma traíra. "Tem vez que fico o dia todo aqui. Se diverte, passa o tempo. É muito bom", concluiu ele.

Mais informações sobre o projeto é possível obter pelo telefone (19) 3869-2013 ou Whatsapp 3829-1337.

Fonte: Marcilene Mangini (Departamento de Comunicação, Prefeitura de Valinhos)

Compartilhe: