DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Cidade passará a ter representação no Conselho Diretivo da Assemae; Hojaij elogiou as ações voltadas para o saneamento básico, a capacidade técnica do DAEV e a liderança feminina do Município


Valinhos recebeu na quarta-feira, 16 de março de 2022, o presidente da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), Aparecido Hojaij. Bacharel em Ciências Biológicas e especialista em Engenharia de Saneamento Básico, ele esteve no Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) para conhecer de perto as ações de saneamento básico do município e que são desenvolvidas por meio da autarquia municipal.

No município Hojaij foi recepcionado pelo presidente do DAEV, o engenheiro civil e sanitarista Walter Gasi, junto com os diretores da autarquia municipal. Na oportunidade Hojaij explicou o papel da Associação no âmbito nacional e pôde conhecer o trabalho desempenhado na autarquia municipal. Esta é a primeira vez que um presidente da Assemae prestigia a cidade de Valinhos. “É gratificante encontrar aqui uma equipe tão tecnicamente capacitada. É assim que uma autarquia de saneamento precisa ser entendida: como uma indústria de saúde pública e, portanto, deve ter profissionais de alto gabarito para tratar com zelo a segurança da água e a essencialidade dos serviços de esgotamento”, disse.

Conhecendo parte do corpo técnico do DAEV, o presidente da Associação também elogiou a prefeita de Valinhos pela diversidade na composição da equipe. “É ótimo que nas diretorias daqui haja profissionais da casa, com mais de 25 anos de experiência e frente às áreas planejamento, operação e manutenção. E também devo destacar que fiquei muito impressionado positivamente com a atuação e a presença feminina no segmento de saneamento da cidade, incluindo em posições de destaque na diretoria do DAEV. Isso é louvável, pois essencialmente é do saneamento que partem as políticas públicas mais inclusivas e integradoras da sociedade”, falou o titular da Assemae.

O presidente do DAEV compartilhou do sentimento de Hojaij, destacando que Valinhos tem mulheres altamente capacitadas e empenhadas em diferentes áreas. “A prefeita Capitã Lucimara é a primeira mulher a presidir ARES-PCJ [Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí] e na própria autarquia temos aproximadamente 60 servidoras muito atuantes, desde a geofonia, passando pela engenharia e fiscalização, laboratórios, estações de tratamento e pelos setores administrativo, de atendimento e jurídico. São profissionais técnicas muito capazes, dispostas a agregar e que ajudam a transformar positivamente e tecnicamente o cenário do saneamento básico municipal”, falou Gasi. 

Valinhos na ASSEMAE

Ainda em sua vinda à Valinhos, o presidente da Associação formalizou o convite para que a cidade passe, a partir de maio deste ano, a ter representação ativa no Conselho Diretor Nacional da Assemae. “Fiz questão de vir à Valinhos para conhecer mais de perto a autarquia e, também, para formalizar este nobre convite à cidade, para que seja representada em nosso Conselho por meio do presidente do DAEV. Ele [Walter Gasi] tem mais de 40 anos de experiência no segmento de saneamento e é um engenheiro civil e sanitarista muito respeitado nacionalmente, por todo o trabalho que sempre desenvolveu e liderou no setor”, falou Hojaij.

A participação de Valinhos no Conselho Diretor da Assemae, segundo o titular do DAEV, vai fortalecer a presença da autarquia nacionalmente. “Aceitamos esse convite porque é importante à cidade. Ademais, para o DAEV, essa participação ajudará a fortalecer a nossa equipe com mais assistência técnica e capacitações de lideranças, para que sempre tenhamos profissionais atualizados e ainda mais capacitados para bem atender a população”, ressaltou o presidente do DAEV.

Hojaij ainda informou que voltará à cidade em breve e será recebido pela prefeita e presidente da a prefeita Capitã Lucimara.

A Assemae

Com mais de 30 anos de existência, a Assemae congrega autarquias públicas de saneamento e, atualmente, tem aproximadamente dois mil municípios associados, com 13 regionais nas cinco regiões brasileiras. É atuante na busca do fortalecimento e do desenvolvimento da capacidade administrativa, técnica e financeira dos serviços municipais de saneamento básico.

A entidade também tem reconhecimento nacional e internacional e, ainda, colabora à capacitação permanente dos responsáveis pelos sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo dos resíduos sólidos e drenagem urbana.

Compartilhe: