DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos


Moradores de 642 imóveis da região do Country Club estão sendo notificados pelos Correios para solicitar a interligação de suas propriedades à rede coletora de esgotos do bairro. A Prefeitura de Valinhos e o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (Daev) finalizaram a obra no ano passado, atendendo a uma antiga reivindicação, e os moradores da área que abrange os loteamentos Chácaras São Bento, Residencial San Fernando, Sítios Água Comprida e Country Club devem adequar suas casas para que sejam interligadas à rede. A região começou a ser urbanizada há mais de 40 anos e tem 1.195 imóveis, dos quais 553 já estão interligados à rede de esgotos. Depois que receber a notificação pelos Correios, o morador tem 30 dias para pedir a ligação, conforme determina a Lei 4.131/07. O prazo pode ser prorrogado para mais 30 dias, a partir da solicitação dos moradores na Divisão de Protocolo do Daev, na Rua Orozimbo Maia, 1.054, Jardim Pinheiros. Caso a solicitação não seja feita no prazo, o usuário pode ser multado no valor correspondente ao custo de uma ligação de esgoto, atualmente R$ 477,86, conforme determina a legislação. O Daev esclarece que é proibido manter fossa em locais onde já existe rede coletora de esgotos porque as fossas têm risco de poluir lençóis freáticos subterrâneos. A região do Country Club foi formada por loteamentos implantados há mais de 40 anos em uma área rural e de chácaras que eram usadas principalmente no fim de semana. Com o passar dos anos e com os avanços de Valinhos, a população começou a morar nessas chácaras, transformando o local em região urbana. Em 2010 foi implantada a rede de água e em 2012 foi iniciada a implantação da rede de esgotos, finalizada em 2017. O projeto teve como objetivo sanear e proteger os mananciais hídricos existentes nos bairros. A extensão total da obra é de 31,67 quilômetros de rede e duas estações elevatórias de esgotos, coletando 54.054 litros de esgoto por hora. As obras foram financiadas pelo Programa PAC II (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal, com investimento de R$ 3.872.124,94. “A obra é um projeto muito bem elaborado para oferecer um serviço de maior qualidade a mais de mil famílias, além de cuidar do meio ambiente. Com essa infraestrutura foi possível eliminar as fossas sépticas e afastar doenças e contaminações que estão relacionadas à falta do saneamento adequado. É mais saúde para a nossa população”, afirma o presidente do Daev, Pedro Inácio Medeiros. COMO PROCEDER Os moradores das regiões do Country Club, San Fernando e Água Comprida devem solicitar a ligação do esgoto de seus imóveis à rede pública. A legislação determina que todo imóvel atendido por redes públicas de água e de esgotos deve se conectar A elas, sob pena de multa e outras penalidades. O morador deve fazer o pedido da ligação pelo 0800 133839 ou no Daev, localizado na Rua Orozimbo Maia, 1.054, Jardim Pinheiros. CONDIÇÕES Ao fazer o pedido da ligação, um fiscal do Daev irá até o imóvel e fará verificações para aprová-lo. É necessário possuir caixa de gordura de no mínimo 18 litros para cada pia de cozinha (incluindo pias de churrasqueiras), não possuir ligação de água de chuva na rede de esgotos nem ligação de esgotos em galerias pluviais (local para o escoamento da água de chuva) e instalar tubo de ventilação na rede predial (respiro). Após a ligação efetivada, o morador deve aterrar a fossa da sua residência.

Compartilhe: