DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Encontro abordou questões relacionadas ao cenário hidrológico atual; reunião ainda tratou de assuntos importantes ao desenvolvimento sustentável de Valinhos

Reunião liderada pela prefeita (centro) com a equipe gestora do DAEV

A prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara, esteve na manhã desta segunda-feira, 2 de agosto de 2021, no Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV). No prédio central da autarquia municipal a prefeita liderou a reunião, que contou com a presença do presidente do DAEV, Ivair Nunes Pereira, e dos diretores das principais frentes de trabalho. O objetivo foi tratar das ações que compreendem o enfrentamento do atual período de estiagem, além de outros assuntos importantes ao desenvolvimento sustentável do setor de saneamento da cidade. 

A prefeita mostrou-se bastante empenhada na viabilização de iniciativas e de obras que permitam conferir maior capacidade hídrica a Valinhos. Aos presentes reforçou a necessidade de enfrentamento de períodos hidrológicos secos, principalmente diante à situação climática atual e que apresenta à região Sudeste uma das mais severas crises hídricas dos últimos cem anos, segundo especialistas. “Já percebemos em nossa região chuvas escassas e baixa recuperação dos sistemas de abastecimento. É preciso responsabilidade para encararmos essa situação de frente. Para tanto, o nosso governo estruturou uma equipe altamente capacitada aqui no DAEV, muito comprometida com a população de nosso município e capaz de executar as ações que sejam necessárias para o enfrentamento desse cenário. Conto com a ajuda de vocês”, disse a prefeita.

A prefeita Capitã Lucimara ainda foi explícita com a equipe gestora do DAEV e indicou ações que deveriam ter sido feitas anteriormente, mas que infelizmente não foram executadas em gestões anteriores. “Essa falta de ação de gestões anteriores se reflete negativamente agora, pois enfrentamos em Valinhos situações de estiagem que poderiam ter sido mitigadas por meio de projetos de curto, médio e de longo prazo em governos anteriores ao nosso. E entre essas ações está a própria duplicação da adutora de água bruta do Rio Atibaia”, enfatizou. 

O presidente da autarquia, Ivair Nunes Pereira, disse que as lideranças realmente estão comprometidas com o enfrentamento desse período e na execução das premissas contidas no Plano de Governo da prefeita. 

Ainda sobre o período de estiagem, o presidente da autarquia também falou sobre a vigência da bandeira amarela do Plano Municipal de Estiagem e Racionamento de Água, explicando que se a população não colaborar, o Município poderá entrar na bandeira laranja. “Atualmente estamos na bandeira amarela, mas no enfrentamento desse período hidrológico extremamente seco os moradores têm papel fundamental. O consumo consciente é dever de todos os munícipes e um dos mais sólidos alicerces para o enfrentamento de cenários hídricos desafiadores, tais como esse que estamos enfrentando. A população precisa economizar água já, para que não haja o comprometimento do abastecimento”, falou Ivair. 

Ampliação da captação de água bruta e reservação de água tratada

Um dos assuntos de destaque na reunião liderada pela prefeita Capitã Lucimara foi a viabilização da ampliação de captação do Rio Atibaia, a partir da duplicação da adutora de água bruta por gravidade nos trechos urbano e rural, além da duplicação da mesma adutora de recalque no trecho rural. Atualmente, o Rio Atibaia é responsável por 50,6% da água consumida no município. “Estas obras são aguardadas há muito tempo pelos moradores. Estamos empenhados para tirá-las do papel e para realizá-las na cidade”, reforçou a prefeita.

As interligações dos reservatórios de água construídos na cidade também foram pautas da reunião. No bairro Santo Antônio os trabalhos seguem em andamento. Já o próximo a ser interligado à rede pública de água será o do Morada do Sol. “Realmente é preciso que o reservatório do Morada do Sol seja interligado o quanto antes à rede pública de água, tendo em vista que a capacidade de reservação de mais 600m³ da estrutura não apenas aumentará a capacidade de armazenamento de água tratada à região, mas vai conferir mais estabilidade no fornecimento e ao controle de pressão na rede de distribuição dos bairros próximos”, disse a prefeita.

Assim como do bairro Santo Antônio, as obras de interligação do Morada do Sol serão realizadas a partir de contrapartidas. Ainda na sequência do encontro foram tratadas outras obras que estão em fase de viabilização, além de outras questões que visam dar mais celeridade aos trâmites administrativos internos e licitatórios. 

Além do titular do DAEV, participaram da reunião com a prefeita o diretor administrativo do DAEV, Aluísio José Mamprin Brunello; o diretor do Almoxarifado Geral, Edison Pereira Rodrigues; o diretor financeiro, Joel Marcelo Saballo; o diretor jurídico, Drº Cléber Bernardi; o diretor de Operação, Caio César Ceccherini; e o diretor de Planejamento, Obras e Fiscalização, Ricardo Gardin.

Compartilhe: