DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Ação faz parte de Programa de Eficiência Energética, viabilizado por meio de cooperação técnica firmado com a CPFL


Investindo para conferir mais eficiência energética aos seus procedimentos, o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) dá continuidade à instalação das placas fotovoltaicas no R10, um dos reservatórios de água tratada da autarquia municipal (foto) e que fica na região do Jardim América II. A ação é resultado do termo de cooperação técnica firmado com a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) e que também prevê a instalação dos equipamentos no Chácaras Silvânia e na Estação de Tratamento de Água (ETA) II, no Vila Sônia.

Utilizada para fazer a conversão da luz do sol em energia elétrica por meio da captação de raios solares, as placas fotovoltaicas devem colaborar diretamente para a redução dos custos com energia elétrica da autarquia municipal. “O time técnico do DAEV estruturou um ótimo projeto, que certamente vai nos ajudar a ter mais economicidade e eficiência na operação da autarquia municipal, pois a energia elétrica consome grande parte da folha de pagamento do DAEV e, atualmente, é um dos maiores gastos que temos”, disse o presidente do DAEV, Ivair Nunes Pereira.   

A iniciativa em implementação foi aprovada dentro da chamada pública de projetos do Programa de Eficiência Energética (PEE), da CPFL. O investimento é de aproximadamente R$ 1,6 milhão. A contrapartida da autarquia municipal, dentro do programa da CPFL, compreende parte da automação da telemetria da ETA I e da Chácaras Silvânia, no reservatório de transposição (caixa de passagem), além da captação do Rio Atibaia.  

Ainda dentro das ações em andamento está prevista a substituição de oito motores para novos com índice de rendimento 4. Também em 2021, o DAEV teve um novo projeto selecionado no PEE e que compreende a troca de dois motores da captação do Rio Atibaia e a instalação de placas fotovoltaicas na ETA I.

O Programa

O PEE é executado pela CPFL e é regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Visa promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia, por meio de projetos que demonstram a importância e a viabilidade econômica de melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia. Para implementação e operação do projeto o DAEV conta, em todas, com as orientações técnicas da CPFL na parte energética.

Compartilhe: