Novo interceptor de esgotos vai beneficiar mais de 20 mil moradores em Valinhos
Teve início na semana passada a implantação do novo interceptor de esgotos que vai beneficiar diretamente mais de 20 mil moradores de Valinhos. A obra é considerada estratégica para o DAEV SA, pois amplia a infraestrutura de saneamento e prepara a cidade para os desafios do futuro.
O interceptor, que passa dentro da área da multinacional Unilever, atenderá toda a bacia do Córrego Invernada, contemplando bairros como Paiquerê, Nova Suíça, Chácaras Silvania, Nova Itália, Parque Lausanne, Condomínio Chácara Flora, Alto da Boa Vista, Vila Colega, Vera Cruz, Vila Faustina, Jardim Jurema, Loteamento Shangri-la e Nova Valinhos.
O projeto prevê a substituição da atual linha de DN300 mm de concreto que também passa pela empresa e está deteriorado, por um interceptor duplo de DN400 mm cada, com 360 metros de extensão. “Além de aumentar a capacidade de transporte de esgoto para a Estação de Tratamento de Esgotos Capuava [ETE Capuava], a nova linha terá um percurso redesenhado, eliminando a travessia sobre o Córrego Invernada dentro da Unilever. A mudança garante maior segurança ambiental e eficiência no processo”, explica o diretor de Engenharia do DAEV, Ricardo Gardin.
O presidente do DAEV, Luiz Mayr Neto, também destacou o compromisso da atual gestão da empresa pública valinhense com o futuro do saneamento em Valinhos. “Estamos fazendo obras de reforço para esgotamento sanitário em vários locais, tendo em vista o crescimento da cidade. Hoje as questões que envolvem coleta, afastamento e tratamento de esgoto custam igual ou até mais que a captação, tratamento e distribuição de água potável.”
A execução da nova linha dupla ocorre por meio de contrapartida de empreendimento, sem custos diretos para os cofres públicos municipais. A previsão é que o novo interceptor esteja pronto em três meses.
Categorias
- Falta de água
- Você sabia?
- Matérias
- Obras
- ARES-PCJ
- O DAEV te explica
- Hidrometria
- Programa Racional do Uso da Água (Operação Estiagem)
- Canal Direto com o Presidente
- Educação ambiental e sanitária
- Ciclo de Palestras
- Concurso Público do DAEV
- Redução de perdas
- Parada programada do abastecimento
- Uso racional da água
