DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Serviços foram realizados no CLT e no Parque dos Lagos

Foto aérea da Barragem das Figueiras

O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) concluiu o manejo das plantas aquáticas da lagoa do Centro de Lazer do Trabalhador (CLT) Ayrton Senna da Silva (foto). Com o término dos serviços, a retirada foi finalizada com sucesso tanto no Centro de Lazer do Trabalhador (CLT) quanto no Parque dos Lagos.

O manejo das macrófitas iniciou em maio e foi realizado seguindo a sequência do fluxo da água das lagoas. As plantas foram utilizadas para compostagem dentro dos próprios parques abrangidos na ação. A retirada nos lagos foi realizada por empresa contratada por dispensa de licitação, contando com acompanhamento e supervisão técnica-ambiental, quatro pessoas em terra e duas embarcadas. Ao manejo foi utilizada a técnica de arrasto, também com o auxílio de embarcação. 

O crescimento das plantas aquáticas nas lagoas do Parque dos Lagos e no CLT não prejudicou a qualidade da água captada para tratamento. Análises de pH, turbidez, condutividade, dureza, oxigênio dissolvido, avaliação de fitoplâncton, densidade de cianobactérias e quantificação de E. coli para monitoramento, feitas rotineiramente, indicaram que não houve resultado atípico.

A macrófitas costumam surgir em locais com aporte de sedimentos e nutrientes, sendo comumente encontradas nos corpos hídricos com ambientes lênticos (tais como lagos e lagoas). Durante a realização dos serviços foi possível encontrar duas espécies não endêmicas presentes nos lagos, sendo a espécie Salvinia Ség. e a espécie Pistia stratiotes L.

Compartilhe: