DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos


Trabalho, Criatividade e Credibilidade. Sob este tripé a prefeita Capitã Lucimara anunciou nesta terça-feira, 5 de outubro de 2021, uma ação inédita e que deve colaborar para reduzir os impactos negativos do cenário hídrico da cidade de Valinhos, que há semanas sofre com a estiagem que afeta toda a região. Com criatividade e credibilidade pela atuação que tem tido na gestão da cidade, a prefeita Capitã Lucimara propôs à Campinas que pudesse ceder 800 milhões de litros de água já tratada para Valinhos, de forma a colaborar diretamente no abastecimento da cidade e, assim, reduzir os impactos da estiagem que levou o município a implantar o racionamento.

Campinas aceitou a proposta e os trabalhos de interligação das redes de Valinhos e Campinas, na altura do Condomínio Vista Valley (Valinhos) e bairro Vila Formosa (Campinas), na rede sob o Anel Viário Magalhães Teixeira deve ser realizado em 30 dias. A prefeita comunicou a decisão, hoje, em reunião com o Comitê Hídrico, recentemente implantado, que contou com a presença dos vereadores Thiago Samasso e Salame, assessoria do vereador André Amaral, presidente da AEVAL, Rafael Cossielo, secretário de Assuntos Jurídicos e Institucionais, Dr Argeu Alencar, secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Eduardo Galasso, presidente do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), Ivair Nunes Pereira, e demais membros do Comitê. “Agradeço ao prefeito Dr Dário e ao presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães, que entenderam a situação e, de forma colaborativa, num pacto de união entre as cidades, aceitaram a nossa ideia e que, agora, mais do que um ação a ser realizada, torna-se um exemplo de duas cidades irmãs que entendem o aspecto metropolitano que vivemos, o intercâmbio da mobilidade dos moradores de Valinhos e Campinas pela proximidade, e, assim, de modo inédito, estabelecemos uma parceria que, sem dúvida, deve ser um modelo solidário em situações de crise, como temos vivido com a questão da falta de chuva e água”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara que, inclusive, informou que 33% das residências de Valinhos serão beneficiadas com esta aquisição.
 
Os mananciais de Valinhos, que representam próximo de 40% de todo o abastecimento da cidade, estão praticamente secos, o que tem provocado a necessidade do racionamento. A cidade, portanto, tem trabalhado com a captação no Rio Atibaia, que corresponde a, praticamente, metade do total necessário para toda a cidade. Por determinação da prefeita Capitã Lucimara, inclusive, o DAEV - autarquia que gerencia a água e o esgoto na cidade - já iniciou os trabalhos para a implantação de uma 2ª adutora no Rio Atibaia e que irá permitir, a Valinhos, captar mais água (já autorizado em outorga). A ação inédita com Campinas, que irá permitir a Valinhos receber, diretamente na rede, 25 litros de água tratada por segundo, é importante sendo que a cidade manterá o racionamento. Esta ação não irá impactar na distribuição de água aos moradores de Campinas.
 
A expectativa é que a obra de interligação das redes de distribuição de Valinhos e Campinas aconteça em 30 dias, com a viabilização financeira, já com impacto positivo para a reavaliação do racionamento adotado, porém com a contínua campanha do uso racional da água. "Devemos, sim, com esta ação equilibrar a pressão da rede mas temos que manter o racionamento do modo como temos implantado, mas que irá permitir a chegada da água para as residências da cidade, sobretudo as regiões mais altas, ao término do dia do racionamento. Permanecemos com a política do uso racional da água e a fiscalização com multas em casos de desperdício. Não há previsões de chuvas que possam ser significativas para a recuperação da captação nos mananciais. Portanto, temos que continuar com a política racional do uso da água, para que, juntos, possamos vencer mais esta etapa com esta conquista para Valinhos“, complementou a prefeita Capitã Lucimara.

Compartilhe: