DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

DAEV alerta sobre necessidade de destinação correta dos resíduos


Jogar lixo no vaso sanitário gera uma série de entupimentos e obstruções, que podem causar extravasamento de esgoto nas ruas e, até mesmo, no retorno dos efluentes para dentro das residências. De acordo com o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), em 2022 foram registradas 1.010 ordens de serviço para a realização de desobstruções de esgoto na cidade. Já em 2023, 192 solicitações foram geradas até a manhã desta sexta-feira, dia 3.

A rede de esgotos tem a função de coletar a água suja, isto é, os resíduos líquidos produzidos nas atividades do cotidiano e que escoam pelos ralos e vasos sanitários dos imóveis. “Qualquer outro tipo de material que seja descartado no vaso sanitário ou em poços de visita pode gerar rompimentos de rede ou obstruções, dentro ou fora do imóvel”, explicou o engenheiro civil e sanitarista, Walter Gasi, que é presidente da Autarquia Municipal.

Entre os tipos de materiais que mais costumadamente são encontrados pelo DAEV nas redes de esgotos nos atendimentos para desobstrução estão papéis, lenços, plásticos, tecidos, fraldas, restos de alimentos e cabelo. “Também é bem comum nos depararmos com redes entupidas pelo acúmulo de cotonetes, absorventes, fio dental e preservativos. Em algumas ocorrências chegamos a retirar até garrafas, latinhas e peças de roupas, ou seja, itens que devem ter outro tipo de destinação”, falou o diretor do Departamento de Manutenção da Autarquia Municipal, Marcos Caetano Jacinto.

Para desobstruir as redes públicas e poços de visita, o DAEV faz uso de caminhões de hidrojateamento. Há atendimentos que também exigem retroescavadeiras e outros equipamentos. “É por isso que é sempre importante relembrar que o bom funcionamento da rede coletora de esgotos depende, diretamente, da contribuição e da responsabilidade de cada cidadão, que não deve fazer do vaso sanitário uma lixeira. Cada tipo de resíduo tem sua destinação correta”, disse o presidente do DAEV.

Além das ações em endereços pontuais, a Autarquia Municipal também realiza de forma periódica manutenções corretivas e preventivas para limpeza de peneiras, cestos e gradeamento da estação de tratamento de esgotos e, ainda, das estações elevatórias.

Dicas importantes

Além de não descartar lixo orgânico ou reciclável na rede de esgotos, o DAEV ainda destacou a necessidade do direcionamento correto das águas das chuvas nos imóveis. “A água de chuvas não é para ser lançada na rede de esgoto, pois a estrutura coletora é dimensionada para receber apenas o efluente. A água de chuva deve ser direcionada para as galerias de águas pluviais”, falou o presidente da Autarquia Municipal.

Outras dicas importantes são manter periodicamente limpa as caixas de gordura e não descartar o óleo de cozinha na pia. “Cada litro de óleo de cozinha usado, se descartado de forma incorreta, pode contaminar aproximadamente um milhão de litros de água. Se jogado no solo, pode impermeabilizá-lo e impedir que a água da chuva se infiltre nele. Se descartado no ralo do tanque, da pia ou no vaso sanitário, pode gerar situações de obstrução da rede coletora de esgoto”, explicou Gasi.

O óleo tem fator contaminante e, nas tubulações, fica solidificado e dificulta a passagem do efluente, causando o entupimento da rede de esgoto. Em estações de tratamento de esgoto, o óleo também afeta o bombeamento e a eficiência do tratamento, gerando intervenções para a retirada dos resíduos. “Mas quando descartado corretamente e destinado à reciclagem, o óleo de cozinha usado pode ser transformado em sabão, detergente, biocombustível e até para a produção de resina para tintas e como aditivo de ração de animais”, enfatizou o diretor do Departamento de Manutenção da Autarquia Municipal.

Serviço

Ao verificar o extravasamento de esgotos ou ligação irregular de água de chuva na rede de esgotos, o cidadão deve entrar em contato com a Central de Atendimento do DAEV, que atende no número de plantão: 0-8000-13-3839.

É importante que no momento do atendimento a pessoa comunique o local do vazamento, informando que se trata de rede de esgoto e fornecer dados adicionais para facilitar o acesso rápido da manutenção, tais como rua ou avenida, nº ou altura e bairro.

Compartilhe: