DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Medida é parte do planejamento de ações contingenciais da Autarquia Municipal; objetivo é atualizar medidas para enfrentamento de períodos de baixa disponibilidade hídrica

Sede do DAEV fica na Estação de Tratamento de Água II (Crédito: Nilo Fellipin/DAEV)

O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) faz atualmente a reedição do plano de enfrentamento à crise hídrica do município de Valinhos. A ação é desenvolvida por grupo multidisciplinar de trabalho, que foi instituído na Portaria nº 3.366, de 2 de maio de 2022; e compreende a revisão do conteúdo promulgado por meio do Decreto Municipal n° 10.925, de 24 de agosto de 2021.

A reedição do plano considera tanto o vivenciado em Valinhos no decorrer de 2021, quando houve a necessidade de adotar sistema de rodízio de água e de intensificar o cronograma de racionamento; quanto as informações do Consórcio PCJ em 2022, contemplando as orientações para o enfrentamento da estiagem prevista a este ano e as sugestões de ações de contingenciamento e resiliência hídrica, diante da previsão do período seco ainda mais rigoroso nos próximos meses.

Além da reedição do plano, o mesmo grupo de trabalho também já debateu os critérios à utilização da água tratada adquirida junto à SANASA Campinas, por meio da linha de alimentação que fica próximo ao Condomínio Vista Valley, no bairro Chácaras das Nações. “A utilização dessa água por atacado será retomada tão logo os mananciais internos cheguem aos 90% de seu volume total, justamente com o objetivo de resguardar ao máximo os índices de água bruta das barragens internas durante o período de baixa disponibilidade hídrica”, explicou o titular do DAEV, o engenheiro Walter Gasi.

Os mananciais internos de Valinhos registram 94,70% de sua capacidade total de reservação no início desta semana. A água adquirida de Campinas a granel pode chegar ao volume de até 25 litros por segundo. Para utilização do volume, o DAEV já procedeu com as descargas e testes de potabilidade necessários, para retomada do uso tão logo seja necessário.

Compartilhe: