DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Imóveis dos residenciais Santa Teresa e Athenas serão os primeiros


O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) iniciará na próxima terça-feira (20) a fiscalização em imóveis de todo o município para detectar lançamentos irregulares de águas pluviais nas redes coletoras de esgoto. As vistorias terão início nos loteamentos residenciais Santa Teresa, no Jardim Pinheiros, e Athenas, no Jardim Paiquerê.

A ação foi determinada pelo Ministério Público do Estados de São Paulo (MPSP), por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). O objetivo é localizar as ligações incorretas e evitar entupimentos, vazamentos e poluição dos rios.

Ao todo, 300 vistorias serão feitas pela empresa O. de Quadro Serviços LTDA, contratada para realizar os testes com corante a base de água em todas as áreas do imóvel com contribuições de águas de chuva, como áreas de luz, ralos em área descoberta, duchas frias, pias, tanques e grelhas.

Caso o líquido corado caia na rede de esgoto, o morador será notificado e orientado a regularizar a ligação na rede de drenagem de águas pluviais no prazo de 30 dias. Em caso de não cumprimento, é emitido o Auto de Infração, com prazo de 15 dias e, após isso, é aplicada multa no valor equivalente a uma ou mais tarifas de ligação de esgoto, conforme a Lei nº 4.131/2007.

Cada vistoria dura, em média, 30 minutos. O veículo utilizado estará identificado como “empresa à serviço do DAEV” e os funcionários estarão usando uniformes e crachás. Além disso, o DAEV acompanhará todo o trabalho através da Seção de Fiscalização.

O que acontece quando as ligações estão incorretas?

Vários problemas são causados quando a água de chuva se mistura com o esgoto. Os principais são entupimento da rede coletora, vazamentos, transbordamentos e poluição dos rios.

A tubulação de esgoto não possui estrutura para receber o volume das águas pluviais. Com a sobrecarga, o esgoto não tem por onde sair, retornando para as residências ou rompendo a rede.

Além disso, quando misturados, o trabalho realizado nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) fica comprometido. Sem o tratamento adequado, o esgoto polui os rios e o solo, causando diversas doenças.

Por isso, lançar água de chuva na rede de esgoto é proibido. É muito importante que os munícipes verifiquem se as tubulações e ligações de suas residências estão separadas. Um encanador pode auxiliar a corrigir qualquer irregularidade.

Compartilhe: