DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Município segue na bandeira vermelha do Plano de Estiagem e Racionamento de Água


O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), por meio do Departamento de Operações, informa que o percentual de reservação de água bruta em suas barragens está em 48% na Santana do Cuiabano, 20% na Moinho Velho, 25% na Figueiras e em 5% na João Antunes dos Santos. No Rio Atibaia – no ponto de captação de Valinhos (PS7) – a vazão identificada às 7 horas da manhã de hoje foi de 10,09m³/s, ou seja, 18,78% abaixo da média esperada para setembro (que é de 12,42m³/s). Já o Sistema Cantareira – de onde o Rio Atibaia recebe a água – está com apenas 35,2% do volume útil. Os dados são de 9 de setembro de 2021.

Dentro do Plano Municipal de Estiagem e Racionamento de Água, Valinhos segue na bandeira vermelha, com mananciais com diminuição acentuada do nível/vazão, redução na captação normal, necessidade de captações emergenciais e com a vigência de programa de racionamento de água. 

Em relação ao percentual pluviométrico (índice de chuvas), ele continua abaixo do esperado na cidade. O acumulado está zerado nas últimas 72 horas. Para setembro de 2021 são esperados 63,65mm de chuva no município. As fontes dos dados são a Sala de Situação PCJ e o monitoramento e o acompanhamento do Departamento de Operação do DAEV. Se precisar de mais informações sobre a situação hídrica de nossa cidade, visite a Sala de Situação do DAEV na página principal do site da autarquia (www.daev.org.br).

Racionamento

Implementado efetivamente em 27 de agosto de 2021, o Programa de Racionamento de Água - que integra o Plano Municipal de Estiagem e Racionamento de Água - divide a cidade em quatro áreas, além do Centro. O abastecimento é interrompido para cada uma das regiões duas vezes por semana, sendo que a supressão dura 18 horas em cada uma das áreas (das 10 horas da manhã às 4 horas da madrugada).

Aos domingos ficam sem abastecimento o Centro e Área 4, enquanto que às segundas e quintas-feiras fica sem abastecimento a Área 1. Às terças e sextas-feiras fica sem o fornecimento de água a Área 2. Já às quartas-feiras e aos sábados fica sem o abastecimento a Área 3. Às quintas-feiras e aos domingos fica sem o fornecimento a Área 4.

A listagem de todos os locais que integram cada área do Programa de Racionamento de Água está disponibilizada e pode ser consultada clicando aqui.

Multa para quem desperdiça água tratada

O DAEV está multando o desperdício de água tratada na cidade, aplicando autos de infração que têm o valor inicial de R$ 441,21, que é o valor atual do custo da ligação à rede pública de água de diâmetro de 50mm. O cálculo da multa é agravado nas reincidências, sendo que a partir do momento que a situação de desperdício for identificada novamente, o seu valor será dobrado e assim sucessivamente. 

Entre as formas de desperdício estão a utilização da água tratada para as finalidades de lavagens de quintais, telhados, calçamentos e passeios públicos residenciais e comerciais, bem como para o uso em piscinas e similares, assim como a lavagem de veículos automotores no âmbito residencial e irrigação de jardins (excetuando-se os estabelecimentos com alvará à atividade).

A multa pode ser aplicada tanto pelos servidores do DAEV quanto pela Guarda Civil Municipal.  Nos casos de constatação de desperdício serão aplicadas as penalidades dentro do previsto na Lei nº 4.131/2007 e legislação correlata (entre elas a Resolução DAEV nº 605/2021 e o Decreto nº 10.925).

Além da verificação ativa das equipes, denúncias continuam a serem acolhidas via Central de Atendimento do DAEV, por meio do telefone 0-8000-133-839.

Compartilhe: