DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Cidade está na bandeira amarela do Plano Municipal de Estiagem e Racionamento; autarquia pede para que os moradores de Valinhos economizem água

Situação das barragens do DAEV em 15 de julho de 2021

O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), por meio do Departamento de Operações, informa que o percentual de reservação de água bruta em suas barragens está em 92% na Santana do Cuiabano, 80% na Moinho Velho, 48% na Figueiras e em 5% na João Antunes dos Santos. Os dados são de 15 de julho de 2021.

No Rio Atibaia - no ponto de captação de Valinhos (PS7) - a vazão identificada às 7 horas da manhã de hoje (15) foi de 10,32m³/s (operando sem restrições). Já o Sistema Cantareira (do qual o Atibaia recebe a água) está com apenas 43,1% do volume útil (correspondente a aproximadamente 981 milhões de metros cúbicos). 

Em relação ao percentual pluviométrico (índice de chuvas), ele continua abaixo do esperado e com acumulado em 0mm nas últimas 72 horas. Para julho, a média aguardada é de 34,53mm de chuva acumulada. Assim, a cidade segue em período hidrológico seco.

Faixa de operação

De acordo com o nosso Plano Municipal de Racionamento e Estiagem, Valinhos está na bandeira amarela, com mananciais com diminuição do nível ou vazão, com redução na captação normal, sem a necessidade de captações emergenciais e sem comprometer o abastecimento.

A faixa de operação para julho de 2021 continua em atenção. As nossas fontes são a Sala de Situação PCJ e os dados de monitoramento e acompanhamento do Departamento de Operações do DAEV, em 15 de julho de 2021.

O DAEV orienta para que os moradores utilizem a água com muita responsabilidade e evitem, ao máximo, o desperdício. 

Compartilhe: