DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Município segue na bandeira laranja do Plano de Estiagem e Racionamento de Água

Dados de 12 de agosto de 2021

O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), por meio do Departamento de Operações, informa que o percentual de reservação de água bruta em suas barragens está em 70% na Santana do Cuiabano, 55% na Moinho Velho, 39% na Figueiras e em 5% na João Antunes dos Santos. No Rio Atibaia – no ponto de captação de Valinhos (PS7) – a vazão identificada às 7 horas da manhã de hoje foi de 10,53m³/s, enquanto que o Sistema Cantareira – de onde o Rio Atibaia recebe a água – está com apenas 39,8% do volume útil. Os dados são de 12 de agosto de 2021.

Dentro do Plano Municipal de Estiagem e Racionamento de Água, Valinhos segue na bandeira laranja. Instituída em 5 de agosto de 2021, a bandeira indica que os mananciais estão com diminuição acentuada do nível/vazão, redução na captação normal, com captações emergenciais e há a possibilidade de comprometer o abastecimento. “Reforçamos para que a população não lave calçadas ou telhados, tampouco esvazie piscinas ou caixas de água. Não deixem a torneira aberta à toa para lavar as louças, escovar os dentes ou tomar banho. Cada ação de uso consciente conta num período de estiagem severa”, falou a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara.

Em relação ao percentual pluviométrico (índice de chuvas), ele continua abaixo do esperado na cidade. O acumulado está zerado nas últimas 72 horas. Para agosto de 2021 são esperados 36,91mm de chuva no município. “A cidade segue na faixa de operação de atenção e em período hidrológico seco. Se não houver economia de água por parte dos munícipes, podemos entrar na bandeira vermelha, na qual está previsto o programa de racionamento”, disse o titular da autarquia municipal, Ivair Nunes Pereira. 

As fontes dos dados são a Sala de Situação PCJ e o monitoramento e o acompanhamento do Departamento de Operação do DAEV. Se precisar de mais informações sobre a situação hídrica de nossa cidade, visite a Sala de Situação do DAEV na página principal do site da autarquia (www.daev.org.br).

Compartilhe: