DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Iniciativa é inédita e contempla atividades conjuntas e voltadas ao gerenciamento e minimização de impactos de estiagens severas

Estação de Tratamento de Água (ETA) II

Com o objetivo de se antecipar e planejar ações frente a diversos cenários hidrológicos, o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) estruturou um Plano Municipal de Estiagem e Racionamento. A ação é resultado do grupo de trabalho técnico do DAEV, instituído por meio da portaria nº 3.124, de 26 de abril de 2021. O plano foi aprovado nesta quarta-feira, 7 de julho de 2021, pelo presidente da autarquia municipal, o engenheiro Feliph C. Tordin.

A iniciativa inédita contempla atividades conjuntas e que permitem o detalhamento e a implantação de medidas de curto e médio prazo, tanto para gerenciamento quanto à minimização de impactos de possíveis estiagens severas e que possam atingir o município de Valinhos. “Pela primeira vez o DAEV contará com um plano de ação estruturado exclusivamente ao enfrentamento de diferentes cenários hidrológicos”, falou o presidente do DAEV.

Integrante da equipe técnica, o diretor da Divisão de Operação do Sistema de Água, Marcello César Lino, coordenou as ações do grupo de trabalho. “Em cenários de estiagem, o enfrentamento do desafio exige o envolvimento e a superação de forma conjunta. Por isso, esse plano é tão importante, pois nos permite uma atuação organizada e capaz de integrar todas as esferas administrativas do DAEV de forma padronizada", disse.

O plano envolve ações a serem adotadas de forma cumulativa, de acordo com a evolução do cenário hidrológico identificado na cidade. As ações foram estruturadas na forma de “bandeiras”:

  • azul: mananciais em condições normais de nível e vazão de captação;            

  • verde: mananciais com diminuição do nível ou vazão, sem redução na captação normal ou necessidade de captações emergenciais, sem comprometer o abastecimento;

  • amarelo: mananciais com diminuição do nível ou vazão, com redução na captação normal e sem a necessidade de captações emergenciais, sem comprometer o abastecimento;

  • laranja: mananciais com diminuição acentuada do nível ou vazão, com redução na captação normal e necessidade de captações emergenciais, com possibilidade de comprometimento do abastecimento;            

  • vermelho: mananciais com diminuição acentuada do nível ou vazão, com redução na captação normal, necessidade de captações emergenciais, com implantação de programa de racionamento.

A partir da aprovação, as bandeiras começarão a integrar a comunicação do DAEV no “Boletim Estiagem”, que desde junho deste ano tem sido divulgado pela autarquia com o intuito de mostrar para os cidadãos a situação hídrica de suas barragens. “Além disso, incluiremos a informação da bandeira na nossa Sala de Situação, que temos atualizado desde junho no site do DAEV e que continuará a ser atualizada de forma semanal”, disse Lino.

Os boletins são compartilhados pela autarquia tanto na página oficial do DAEV no Facebook (daev.valinhos) quanto em seu perfil no Instagram (@daev.valinhos). Também são disponibilizados no site do DAEV (www.daev.org.br).

Compartilhe: