DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Daev agenda para o dia 21 segunda parte de reparo


Desde a entrega da ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) II, que ocorreu em dezembro de 2015, o local enfrentava constante vazamento de água. O ligamento entre o canal novo e antigo de distribuição de água tratada não foi devidamente vedado. A perda aumentou gradativamente, chegando ao equivalente de 35 mil litros de água tratada por dia. Após a reforma será preciso refazer a pintura da Galeria de Tubulações (local do vazamento) e Instalar o guarda-corpo. A obra de ampliação da ETA II foi construída com objetivo de diminuir o rodizio de água na cidade e expandir a capacidade de tratamento. A ETA II recebe água do Rio Atibaia, abastece os Reservatórios R6 e R8 que são os responsáveis pelo abastecimento de 50% do município. A segunda etapa do reparo teve início às 22h desta última segunda- feira (20) na Estação de Tratamento de Água II, alcançando todos os objetivos programados para esta fase. Desta vez, o ligamento entre o canal novo e antigo de distribuição de água tratada foi devidamente vedado. A segunda fase da obra de conserto do vazamento que existia na ETA II, foi concluída. Esta etapa abrange uma área de 9.039,38 m², que recebeu, além dos trabalhos de reconstrução e restauração do pátio, um novo sistema de drenagem e nova pintura de sinalização horizontal. Somadas as duas primeiras etapas – a primeira tendo sido concluída no ínicio e contemplando uma área de 13.947 m² –, as obras finalizadas até o momento englobam duas posições remotas e duas pontes de embarque. Os trabalhos da terceira fase da obra, que envolvem a restauração de 8.081,98 m², já foram iniciados e se encontram no estágio de demolição e escavação. A obra tem como meta a recuperação completa do pátio de manobras, implantando uma estrutura cujo dimensionamento dos pavimentos abranja as características das aeronaves que operam atualmente no aeroporto. Para não impactar a operacionalidade do aeroporto, a obra foi dividida em dez lotes distintos, inclusive com a utilização do pátio alternativo para aviação regular. Esta ação restabelece e equilibra a quantidade de posições de estacionamento durante as obras.

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