DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos


Esta semana começou com tempo de chuva em Valinhos, com acumulado de 18,40mm de ontem (9) para hoje (10). Até o momento choveu na cidade o equivalente a 123,80mm, o que representa 56,7% da chuva que é esperada para janeiro. Em dezembro a cidade acumulou 106,20mm de chuva, o que representou 54,40% da média que era estimada para o mês.  Os dados pluviométricos são da PCJ e têm como base o ponto de captação de Valinhos no Rio Atibaia, que hoje está com a vazão de 22,83m³/s.

O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) também informou nesta segunda-feira, 10 de janeiro de 2022, seus dados de reservação de água bruta, que está em 98% da capacidade na Barragem das Figueiras (151.650 milhões de litros), com 100% da capacidade na Barragem Moinho Velho (120 milhões de litros), com 73% da capacidade na Barragem Santana dos Cuiabanos (120 milhões de litros) e com 78% da capacidade da Barragem João Antunes dos Santos (62.700 milhões de litros) . 

Os s
istemas isolados (poços) operam sem melhora significativa de vazão, enquanto que o Sistema Cantareira - que abastece o Rio Atibaia - opera com 27,80% de sua capacidade.

Mesmo com o ‘respiro’ no Sistema de Abastecimento Público de Valinhos, a continuidade da bandeira amarela em Valinhos dependerá, diretamente, do cenário de chuvas. A autarquia alerta que se o sistema se mostrar satisfatório e o cenário estimado de chuvas se concretizar será possível seguir sem o rodízio. Contudo, é importante frisar que a retomada do racionamento na cidade não está descartada se os níveis operacionais das barragens chegarem ao mínimo. Isso porque as barragens internas suportam, no máximo, 15 dias sem contribuição de água pelas bacias, ou seja, sem recarga. 

Compartilhe: