DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Com metas e ações definidas, as mudanças englobam intensidade no cumprimento do plano de Governo, com foco no desenvolvimento econômico sustentável, investimento em ouvidoria e conexão da Prefeitura com a tecnologia

Prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara

Na sequência do planejamento estabelecido para o início do 2º semestre, a prefeita Capitã Lucimara anunciou na tarde desta quarta-feira, 7 de julho de 2021, mudanças na condução dos trabalhos no Gabinete, no Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos (DAEV) e na Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente da Prefeitura de Valinhos.

O vice-prefeito, Major Osvaldo Rocco, passa a atuar como chefe de Governo, no cargo de vice-prefeito, como responsável direto da prefeita Capitã Lucimara para a articulação, entre as secretarias e autarquia, na elaboração e execução das metas e ações do Plano de Governo. Como chefe de Gabinete da prefeita Capitã Lucimara assume a atual secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, que irá acumular, inicialmente, as ações de condução da chefia de  Gabinete com a de secretária, até que um novo nome seja anunciada para a pasta da Educação.

Objetivos como a implantação de um Centro de Tecnologia, a prospecção de novas empresas para gerar mais empregos e renda para os cidadãos valinhenses, a remodelação total de todos os prédios públicos com investimento em tecnologia e sistemas de eficiência na prestação dos serviços e mais transparência com uma nova Ouvidoria 24 horas são apenas alguns dos itens que estão como metas principais da atuação do vice-prefeito Major Rocco na articulação entre as secretarias para o cumprimento de todos os itens do Plano de Governo. "O Major Rocco, mais do que um amigo, é o alicerce ético, profissional e competente para que todos os itens do nosso plano de governo sejam colocados em prática. Precisamos do Major Rocco presente nestas articulações entre as secretarias, na gestão estratégica, sem o operacional que toma conta do Gabinete, para ter o tempo necessário em conduzir todas esta tarefas que são as essenciais do nosso Governo", aponta a prefeita Capitã Lucimara. O vice-prefeito, Major Osvaldo Rocco, agradeceu a confiança da prefeita nesta nova missão e, nas suas palavras, "estará sempre à disposição para atender cada item que foi confiado pela população de Valinhos à nossa gestão".

Claudineia Vendemiatti Serafim assume, inicialmente, de modo acumulativo à de secretária de Educação, a função de coordenar as ações internas do Gabinete da prefeita Capitã Lucimara. "A Claudineia demonstrou sua competência à frente da Educação num dos momentos de maior desafio, por conta da Pandemia. Sua competência, serenidade e habilidade na gestão de pessoas será importante para a sequência dos trabalhos que temos realizado em Valinhos", afirmou a prefeita Capitã Lucimara. Claudineia, inclusive, foi vice-prefeita na cidade de Vinhedo e tem experiência político-administrativa em gestão pública.

O presidente da autarquia DAEV, o engenheiro Feliph Comuni Tordin, seguindo o que foi combinado com a prefeita Capitã Lucimara no início do ano, deixa o comando da autarquia para dedicar-se às suas atividades empresariais já consolidadas na área de engenharia. No seu lugar, assume o engenheiro Ivair Nunes Pereira que, até então, estava como secretário de Planejamento e Meio Ambiente e que, agora, passa a ser gerenciada pelo arquiteto e urbanista Eduardo Galasso Calligaris, que estava como Diretor do Departamento de Planejamento, Obras e Fiscalização do DAEV. As mudanças serão oficializadas a partir do dia 12 de julho.

Quanto ao pedido de saída do presidente do DAEV, a Capitã Lucimara esclareceu que já era um item combinado desde o início do ano e agradeceu muito a dedicação durante este período. "Agradeço ao Feliph por ter aceito este trabalho no DAEV e que foi fundamental para implantar as bases da mudança de gestão na autarquia, alinhadas ao nosso Plano de Governo. Já era previsto, pela solicitação do próprio Feliph, esse prazo de 6 meses de trabalho. Ele havia aceito ao nosso convite, para colaborar em nosso plano de gestão, com a condição, por questões profissionais, de sair a partir de julho", comentou a prefeita Capitã Lucimara ao falar sobre o trabalho de Feliph à frente do DAEV.

O engenheiro civil Feliph C. Tordin, por sua vez, fez questão de ressaltar o quanto foi nobre, para ele, o desafio aceito e, sobretudo, o reconhecimento do quanto a prefeita Capitã Lucimara tem atuado para tornar a gestão pública de Valinhos mais profissional, transparente e resolutiva em ações. "Agradeço a enorme oportunidade que me foi dada pela prefeita Capitã Lucimara. Fui convidado a assumir a presidência do DAEV para estruturar um planejamento estratégico a Valinhos, com agenda alinhada ao seu Plano de Governo. Passado o período que havíamos estabelecido e concluído esse trabalho, volto para as minhas atividades empresariais no setor privado. Ainda deixo meu agradecimento aos servidores da autarquia, não só pela confiança, mas por terem tornado esse período de trabalho uma experiência muito positiva e por meio da qual vi de perto todo o profissionalismo da equipe", disse.

A escolha de Ivair para o DAEV e do arquiteto e urbanista Eduardo Galasso Calligaris para a secretaria de Planejamento e Meio Ambiente está relacionada ao trabalho decisivo para a continuidade das discussões do Plano Diretor e o regramento para o desenvolvimento sustentável de Valinhos, com respeito às questões hídricas, à ocupação do espaço urbano e rural e o respeito aos investimentos ambientais. "É importante que o DAEV e a Prefeitura, sobretudo na secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, tenham uma sinergia de ideias em sintonia com o que estabelecemos como meta para o nosso programa Desenvolve Valinhos. Mudar, para melhor, o cenário da nossa cidade, com o resgate da credibilidade para os investidores e empreendedores, com foco na geração de emprego e renda, necessita estar totalmente sintonizado ao desenvolvimento sustentável com respeito ao meio ambiente e as questões hídricas, num olhar presente para um futuro planejado para nossa cidade", afirmou a prefeita Capitã Lucimara, que complementou. "Tenho a certeza de que tanto o Ivair como o Eduardo serão decisivos para este nosso propósito coletivo para Valinhos", afirmou.

Currículos

Ivair Nunes, que era secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, é graduado em Administração de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco, em direito pela Universidade São Francisco e em Engenharia Civil pela Universidade de Guarulhos. Tem pós-graduação em perícias de incêndios e explosões e no curso de bombeiros para oficiais, além do mestrado em administração de segurança e ordem pública pelo Centro de Altos Estudos da Polícia Militar (CAES). Já atuou como Oficial no Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, exercendo diversas funções, como chefe do Departamento de Operações e como chefe do Estado Maior no Comando de Policiamento do Interior 2, em Campinas.

Eduardo Galasso Calligaris – que assumirá a pasta de Ivair – é graduado em Arquitetura e Urbanismo, com habilitação profissional em projeto de construção civil pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Tem MBA em Gerenciamento de Projetos e Obras pela Universidade de São Paulo e MBA em Gestão Pública, pelo Instituto Nacional de Ensino Superior e Pesquisa (INESP). Atuou na iniciativa privada nas áreas de engenharia, arquitetura e urbanismo. No Poder Público trabalhou na Prefeitura de Vinhedo e acumulou experiências na liderança da Secretaria Municipal de Obras e, também, em funções estratégicas nas pastas de Habitação e de Meio Ambiente e Urbanismo. Ainda foi diretor de Planejamento, na Secretaria Municipal de Governo, onde liderou a elaboração do Plano Plurianual (PPA). À frente da Secretaria Municipal de Assistência Social, na Prefeitura de Vinhedo, atuou ativamente no enfrentamento da pandemia de COVID-19 e com ações focadas à população em situação de vulnerabilidade social. Também participou do desenvolvimento do Plano de Desenvolvimento Integrado de Campinas (PDUI), em conjunto com 20 cidades e com o Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (GAEMA), do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP).

Claudinéia Vendemiatti Serafim é graduada em pedagogia. Lecionou nas redes estadual e municipal de Vinhedo e tem mais de 16 anos de experiência em gestão pública, tendo comandado as pastas de Cultura e Turismo, Educação e Assistência Social da Prefeitura de Vinhedo. Ao longo desse período, recebeu diversos prêmios de reconhecimento por sua gestão, dentre eles o prêmio Vivência Social, que reconhece os maiores gestores da área social do Brasil.

Osvaldo Luiz de Rocco é Major da Reserva da Polícia Militar, graduado em direito pela USF e Tecnólogo em Administração pela Academia da Polícia Militar do Barro Branco. Serviu na Polícia Militar por 30 anos e possui experiência na área de gestão, tendo atuado em licitações e contratos de governo, logística e no setor financeiro.

Informações: Prefeitura Municipal de Valinhos.

Compartilhe: