DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Postagens são semanais na página oficial no Facebook e no perfil oficial no Instagram da autarquia; moradores serão alertados sobre a situação de abastecimento na cidade

Situação das barragens do DAEV em 24/6/2021

Com o intuito de mostrar para os cidadãos a situação hídrica de suas barragens de forma ativa, o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) começou a publicar boletins semanais em suas redes sociais. O chamado “Boletim Estiagem” tem sido compartilhado pela autarquia tanto em sua página oficial no Facebook (daev.valinhos) quanto em seu novo perfil no Instagram (@daev.valinhos).

De acordo com o presidente do DAEV, o engenheiro Feliph C. Tordin, essa é uma importante ação de transparência. “O objetivo é mostrar claramente à população as condições de abastecimento da cidade na época do ano na qual as chuvas são escassas. Decidimos fazer isso nas redes sociais, justamente como forma de facilitar o compartilhamento dos dados entre as pessoas”, disse. 

O boletim tem sido publicado às quintas-feiras, com informações visuais sobre o percentual de capacidade das barragens do Santana do Cuiabano, Figueiras, Moinho Velho e João Antunes dos Santos. No boletim semanal também é informado ao cidadão, na forma de texto e na mesma postagem, o índice pluviométrico (índice de chuvas), a vazão média do Rio Atibaia e a capacidade do Sistema Cantareira, do qual o Atibaia recebe a água. 

Concomitantemente às postagens em rede social, o DAEV também disponibilizou em seu site oficial (www.daev.org.br) uma sala de situação, na qual os interessados podem consultar semanalmente os dados do boletim em outro formato e acompanhar os índices hídricos e pluviométricos do Município. As fontes de informação são a Sala de Situação PCJ e os dados de monitoramento e acompanhamento do Departamento de Operações da autarquia municipal.

Monitoramento permanente

O DAEV acompanha permanente as condições hídricas da cidade, monitorando os níveis, as vazões, as recargas e o consumo do sistema, assim como os índices pluviométricos. Dentro do acompanhamento da situação atual, a faixa de operação para o mês de junho de 2021 é de atenção e período hidrológico seco, conforme resolução conjunta ANA/DAEE nº 925/2017

Dados desta quinta-feira, 24 de junho de 2021, ainda mostram que no Rio Atibaia – no ponto de captação de Valinhos (PS7) – a vazão identificada às 7 horas da manhã de hoje foi de 12,94m³/s. Apesar de operar sem restrições, a vazão esperada para junho é de 17,40m³/s nesse mesmo ponto, o que significa que está 22,65% abaixo da média esperada ao mês.

Já o Sistema Cantareira (do qual o Atibaia recebe a água) está com volume útil armazenado de aproximadamente 981 milhões de m³, representando apenas 45,5% do volume útil total.

Em relação ao percentual pluviométrico (índice de chuvas), ele continua abaixo do esperado à cidade. O acumulado no PS7 é de 20,20mm até o momento, sendo que em junho de 2021 só choveu 34,90% do esperado ao período em Valinhos. A média mensal para junho é de 57,91mm.

Com base nestas informações, o DAEV pede para que toda a população economize água e continue a evitar ao máximo o desperdício do recurso.

Compartilhe: