DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Prefeita Capitã Lucimara e presidente do DAEV também parabenizam a autarquia municipal e os servidores pelos trabalhos realizados à cidade

Início das obras da rede de esgoto no Vila Santana em 1971 (Haroldo Pazinatto/Arquivo DAEV)

 

Hoje, 12 de agosto de 2021, o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) completa 51 anos de existência. E para celebrar esta importante data, a autarquia municipal listou alguns de seus inúmeros momentos históricos, que foram fundamentais à evolução da cidade no passado e que, no futuro, continuarão a colaborar ao desenvolvimento de Valinhos.  

Mas antes de elencá-los, a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara, fez questão de enaltecer os servidores, personagens fundamentais da história do DAEV. “Parabenizo a autarquia pelos 51 anos e, especialmente, as pessoas que trabalharam e que hoje trabalham no DAEV. Os servidores merecem todos os agradecimentos, pois com responsabilidade empenham-se, todos os dias, em construir um dos pilares mais fundamentais à qualidade de vida humana, que é o saneamento básico”, enalteceu.

O presidente da autarquia municipal, Ivair Nunes Pereira, também agradeceu os servidores e fortaleceu que o trabalho de todos continuará a ser fundamental. “Relembrando grandes momentos da evolução do DAEV, renovamos os votos para que nesse novo quinquênio continuemos com o compromisso voltado à melhoria da qualidade de vida de nossa população”, disse.

Olhar para o passado para pensar no futuro

Veja a linha do tempo que o DAEV desenhou para relembrar sete de inúmeros fatos importantes de seu passado, também compreendendo projetos presentes que vão ajudar a escrever o futuro da cidade:

1955

Foi nesse ano que aconteceu a emancipação do Município de Valinhos. Naquela época, antes de se chamar Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), a autarquia municipal era uma espécie de secretaria da Prefeitura de Valinhos, denominada "Serviços de Obras, Viação, Água e Esgotos", conforme a Lei Municipal nº 1, de 17 de fevereiro de 1955. 

1962

Foi o ano no qual foram instaladas as tubulações na Avenida Francisco Glicério, com o início de construção de uma das obras mais queridas da cidade, a Torre do Castelo. Construída em formato de cálice, a estrutura foi importante para ampliar o sistema de abastecimento de água de Valinhos. Por ser chamada de "Castelo", acabou até dando nome ao bairro que fica no seu entorno.

1970

Marca o início da década de viabilização da primeira rede de esgoto da cidade, pelo então prefeito Luiz Bissoto. A estrutura seria mais de 50 quilômetros de extensão, iniciando pelo Vila Santana. Para garantir a execução das obras, o Fundo Estadual de Saneamento Básico (FESB) exigia que os serviços de água e esgoto fossem prestados por órgão autônomo. Desta forma, o então "Serviços de Obras, Viação, Água e Esgotos" – gerido pela Prefeitura de Valinhos – transformou-se no Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), uma autarquia municipal criada por meio da Lei Municipal nº 833, de 12 de agosto de 1970.

Passados 50 anos, em 2021, uma nova grande obra voltará ao Vila Santana. Desta vez, para melhoria da rede pública de água e substituição da estrutura de cimento amianto e de ferro fundido. As obras também serão realizadas no Jardim Pinheiros e serão executadas com recurso do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) e contrapartida do DAEV, estando atualmente em etapa licitatória de viabilização.

1973

A Barragem João Antunes dos Santos – que se chamava Adutora da Rocinha –abasteceu Campinas por muitos anos. O sistema enviava a água até Campinas por gravidade, sem auxílio de bombas. Iniciada em 1876 e concluída em 1891 pelo engenheiro Robert Normaton, foi idealizada por Dom Pedro II para abastecer Campinas no século XIX. A partir de 1941, contudo, começou a atender exclusivamente Valinhos, que a adquiriu em 1973. Localizada em Vinhedo, a barragem foi disputada pelo município vizinho, mas sua propriedade foi confirmada a Valinhos após batalha judicial e decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Essa barragem alimenta a Estação de Tratamento de Água (ETA) I e, nos dias de hoje, é responsável por 9,3% da água consumida no município. Em 2021, volta a ter sua história reescrita a partir do projeto de desassoreamento, que está em processo de viabilização e com projeto já qualificado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) para obtenção de verbas. Os trabalhos serão realizados em área de mais de 19 mil m² (total), compreendendo quatro lagos existentes, com investimento estimado em R$ 4 milhões. 

1996

Neste ano foi inaugurada a captação do Rio Atibaia em Valinhos. Denominado PS7, é responsável por 50,6% da água consumida na cidade, com manancial abastecido pelo sistema Cantareira. A partir de 2021, começou a ser foco de um projeto que prevê a duplicação da adutora de água bruta por gravidade nos trechos urbano e rural, além da duplicação da mesma adutora de recalque no trecho rural. Os trabalhos estão em processo de viabilização e ajudarão a proporcionar mais segurança hídrica ao município.

2004 

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Capuava foi inaugurada em 2004 na Rodovia Flávio de Carvalho, às margens do Ribeirão Pinheiros e deságua no Rio Atibaia. Passadas quase duas décadas, a ETE Capuava terá sua capacidade de tratamento de esgoto ampliada a partir de um termo de cooperação técnica firmado entre o DAEV e a Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (SANASA). 

A parceria prevê investimentos entre Valinhos e Campinas, com os objetivos de melhorar e ampliar a qualidade do tratamento de água e esgoto para os municípios, com foco na ampliação da estrutura e da capacidade operacional da ETE Capuava, para que a água devolvida ao Rio Atibaia tenha alto nível de pureza.

2021

A partir da aprovação do Marco Regulatório do Saneamento Básico, em 2020, o DAEV fortalece sua jornada rumo ao alcance das metas estabelecidas pela lei federal, que abrange o atendimento de 99% da população com acesso à água potável e 90% de acesso a tratamento e coleta de esgoto até 2023. 

Valinhos, inclusive, está próximo do estipulado. O índice de atendimento total de água está atualmente em 93,26%, enquanto que o de esgoto em 89,58%. Os dados são do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

#PraTodosVerem: foto mostra o início das obras da rede de esgoto, no Vila Santana, em 1971, em Valinhos. Na imagem, grandes valas estão abertas em calçamento de paralelepípedo, com homens e máquinas trabalhando. A foto está em preto e branco e foi tirada por Haroldo Pazinatto. A imagem pertencente ao arquivo histórico digital do DAEV.

Compartilhe: