DAEV - Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos

Ação é realizada sem custos ao morador; Inmetro recomenda a troca a cada cinco anos

Troca de hidrômetros no Maria Regina

O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) começou a fazer na manhã desta terça-feira, 22 de junho de 2021, a substituição de hidrômetros no Residencial Solarium. Ainda ontem (21) o serviço foi concluído no Condomínio Maria Regina. Na sequência será a vez do Condomínio Vila Toscana passar pela troca dos equipamentos. 

A execução do serviço de substituição é de total responsabilidade do DAEV, não vai gerar custos para o consumidor e é uma ação que faz parte do Programa de Melhoria de Qualidade de Micromedição, da autarquia municipal. “Até setembro deste ano a expectativa é que sejam substituídos aproximadamente 4.500 equipamentos em diferentes endereços da cidade”, disse o presidente da autarquia, o engenheiro Feliph C. Tordin.  

A recomendação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) é para que os hidrômetros sejam substituídos a cada cinco anos. Também receberão os serviços o Itamaracá Mall, Oruan, Brasiliana, Monte Carlos, Vila Veneto, Aldeia da Mata, Serra D’Água, Itamambuca, Tabatinga e Terras do Caribe.

A substituição tem sido desenvolvida em duas frentes de trabalho: a preventiva, que tem como enfoque a substituição dos aparelhos antigos ou que estejam defasados tecnologicamente; e a corretiva, que contempla a troca de aparelhos que apresentam algum impedimento de apuração do volume, seja vazamento ou que estejam parados, danificados ou com vidros embaçados.   

A troca realizada pelo DAEV também atende às portarias nº 246/2000 e nº 295/2018, do Inmetro, que recomendam a troca periódica dos equipamentos. 

Ação continuada

Em Valinhos o DAEV executa, rotineiramente, manutenções corretivas e preventivas em seu parque de hidrômetros. 

O engenheiro Márcio Arantes de Andrade, diretor da divisão de micromedição, explicou que a substituição se faz necessária visto que os hidrômetros estão sujeitos a uma série de circunstâncias que podem interferir na correta medição. “Como qualquer outro aparelho de precisão eles também estão sujeitos a desgastes que podem comprometer o seu pleno funcionamento. Desta forma, a troca visa garantir ao cidadão que haja em seu imóvel a medição correta do volume de água que é consumido”, disse.

A substituição dos equipamentos somente pode ser feita pela autarquia municipal ou por pessoas credenciadas. Em caso de dúvida, o cidadão pode entrar em contato com a Central de Atendimento da autarquia para mais informações (telefone 0-8000-133-839).

Compartilhe: